Turismo em baixa

Sabores típicos são atração na Feira da Praia Grande

Camarão seco, doces de buriti, cupuaçu e bacuri, geleias, farinha-d’água, tiquira e outros produtos maranhenses aguçam o paladar dos turistas, que aproveitam para conhecer o Maranhão por meio da sua gastronomia

Jock Dean / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

[e-s001]Música, dança, festas po­pulares e artesanato. Diversas manifestações artísticas fazem do Maranhão um destino cheio de opções para quem gosta de conhecer um local com vasta diversidade cultural. Mas além de tudo isso outro motivo atrai visitantes para a terra das palmeiras: os sabores típicos, que aguçaram a curiosidade e o paladar dos turistas. De camarão seco a doce de buriti, de tiquira a farinha-d’água, são muitas as opções para quem visita a Feira da Praia Grande.

Feirante há 20 anos, Júlio César Araújo conhece bem o gosto dos turistas que passam pelo Mercado das Tulhas. “Eles gostam da castanha de Barreirinhas, da nossa farinha-d’água, do feijão vinagre, que é usado para fazer baião de dois, dos licores, geleias, doce de bacuri e buriti, além de sempre quererem experimentar juçara e camarão seco”, conta. E ele não está enganado.

Marília Silveira veio de São Paulo passar o último fim de semana de São João em São Luís. Visitante de longa data, a Feira da Praia Grande é um dos pontos que ela não deixa de visitar. “Acho que essa já é a quinta vez que venho a São Luís, sempre no São João. E eu sempre passo no mercado, porque você encontra produtos muito peculiares. Gosto muito dos licores vendidos aqui e sempre levo alguns para casa”, conta.

LEIA TAMBÉM:

Turistas movimentam o comércio do Centro Histórico de São Luís
Falta de cuidados e insegurança são problemas do Centro Histórico
Visitantes gostam da capital, mas reclamam da falta de conservação


O casal Márcio Oliveira e Mara Dias, que veio de Minas Gerais, morou em São Luís por muitos anos, mas há 29 anos não voltavam à capital. Em visita esta semana, eles aproveitaram para passear pela Feira da Praia Grande. “A gente estava todo esse tempo sem voltar, mas nunca perdemos os vínculos com a cidade. Sempre consumimos os produtos daqui. O passeio é apenas para relembrar como era esse ambiente”, conta Mara Dias.

Rosalvo Gonçalves, um dos feirantes mais antigos do local, conta que a feira é o coração da Praia Grande. “Aqui vende de tudo e é frequentado por todo tipo de gente, mas os turistas são nossos principais clientes. São eles que mais compram, principalmente camarão e tiquira. Esse período é muito bom para a gente, porque recebemos muitos turistas, principalmente em julho”, conta.

Mas não são apenas os turistas que lotam a Feira da Praia Grande. Muitos ludovicenses também frequentam o local para comprar produtos típicos. “Eu moro no Monte Castelo, mas só compro camarão aqui. Gosto do preço e da qualidade. Além disso, a gente sempre acaba comprando alguma outra coisa para complementar o almoço”, afirma José Ribamar Martins.

[e-s001]Mercado das Tulhas

A Feira da Praia Grande, antiga Casa das Tulhas, é um prédio histórico datado de 28 de julho de 1855. Sob a licença da Câmara de São Luís, a Companhia Confiança Maranhense demoliu os escombros da Casa das Tulhas para erguer no local o Mercado da Praia Grande. Circundado por casas comerciais, esse mercado tem quatro entradas que dão acesso a dezenas de pontos de venda dispostos circularmente em seu interior. No espaço, são vendidos grãos, ervas, artesanato, ferragens, utensílios domésticos, comidas, entre outros gêneros típicos da região.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.