São João do Maranhão

Grupos se despedem da temporada junina em S. José de Ribamar

Tradicional Lava-Bois, evento promovido pela Prefeitura da cidade balneária, chega a sua 63ª edição com festa hoje e amanhã; mais de 100 mil pessoas são esperadas

Gisele Carvalho / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Cidade balneária deve receber mais de 100 mil pessoas a partir de hoje, na tradicional festa de Lava-Bois
Cidade balneária deve receber mais de 100 mil pessoas a partir de hoje, na tradicional festa de Lava-Bois (Lava-Bois)

Por mais um ano, brincantes e admiradores do bumba meu boi se reunirão no Lava-Bois, encerrando a temporada junina na Grande Ilha. Durante dois dias, hoje e amanhã, tomam o centro da cidade nas tradicionais apresentações. A previsão é de que mais de 100 mil pessoas participem do evento.

A programação terá início na noite deste sábado, a partir das 21h, no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen. Serão realizados shows culturais e a apresentação do Bumba-Boi Meu Tamarineiro (sotaque de orquestra).

Já na madrugada de domingo, tem início o tradicional encontro de grupos de bumba-boi, que vão se apresentar na Avenida Gonçalves Dias, seguindo em cortejo até o parque municipal, onde, a partir de meio-dia, também serão promovidos shows culturais.

Estrutura
Para garantir o conforto e a segurança dos brincantes, foram montados esquemas nas áreas de segurança, trânsito e saúde. A festa contará com seguranças contratados e homens da Guarda Municipal.

Além disso, serão destacados cerca de 300 homens da Polícia Militar durante os dois dias de festa. O evento também contará com o apoio do Corpo de Bombeiros e equipes médicas em ambulâncias estarão de plantão em pontos estratégicos do circuito.

Quem estiver se preparando para curtir as últimas toadas dos grupos folclóricos deve ficar atento às alterações no trânsito. Algumas intervenções serão feitas a partir das 19h de hoje, nas vias da cidade. Os coletivos que estiverem trafegando no sentido São Luís/Ribamar deverão seguir este itinerário: Avenida Clodomir Cardoso, Avenida Garrastazu Médici até o terminal da Campina.

Já o retorno para a MA-201 deverá ser feito pelo seguinte trajeto: Rua Humberto de Campus, Praça do Cruzeiro até a Avenida Clodomir Cardoso. Já as vans que estiverem trafegando no sentido São Luís/Ribamar deverão seguir este itinerário: Avenida Clodomir Cardoso, Avenida Garrastazu Médici, Rua Humberto de Campos até a Praça do Cruzeiro.

SAIBA MAIS

O policiamento no Lava-Bois será reforçado. No sábado, 13 viaturas e 43 policiais serão empregados para fazer a segurança. Já no domingo, o contingente será de 20 viaturas, 300 homens e 12 conjuntos de cavalaria. Também haverá blitz para coibir que motoristas dirijam sob o efeito de bebidas alcoólicas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.