Investigação

Lava Jato apura ligação de Delcídio com Funaro, lobista preso hoje

Nas apreensões feitas no gabinete do ex-político petista, foram encontrados documentos nos quais se lê o nome "Funaro"

Conteúdo Estadão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

A Operação Lava Jato identificou ligações do agente financeiro Lúcio Funaro, preso nesta sexta-feira, 1, com o senador cassado Delcídio Amaral (sem partido-MS). Nas apreensões feitas no gabinete do ex-político petista, os investigadores encontraram documentos e anotações nos quais se lê o nome "Funaro" relacionado a valores.

Para a Procuradoria-Geral da República (PGR), esses elementos indicam que as relações de Funaro não se limitam ao presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), mas se espraiam "para diversos integrantes da organização criminosa". As informações constam da decisão na qual o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki fundamenta a prisão de Funaro.

Num dos papeis, intitulado "Eleição-2012", consta a inscrição "R$ 500.000", seguida do nome "Lúcio Funaro". Na mesma lista, há nomes de outros investigados: João Vaccari, Ricardo Pessoa e Júlio (que seria Julio Camargo), além de Atilano (pessoa ligada à empresa lesa, investigada por desvios na Petrobras) e Engevix (cujos executivos foram presos na Lava Jato).

Em outro documento, o nome de Funaro está associado a "R$ 100 000,00". "Como se nota, além da íntima relação com Eduardo Cunha, as recentes medidas revelaram que Funaro também possui relação (pelo menos) com Delcídio, preso recentemente por tentar embaraçar a investigação", sustenta a PGR.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.