Ânimos e pesquisas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

O clima que marcou os bastidores da eleição municipal em São Luís, desde o anúncio da pesquisa Escutec a ser divulgada na edição de fim de semana de O Estado mostra o tamanho da tensão que ronda os comitês nesta fase da pré-campanha.
Desde então, as especulações são as mais absurdas, com gente até afirmando já ter dados da pesquisa com ela ainda sendo coletada nas ruas. Outras dão conta de fulano à frente ou beltrano em queda livre. Nada a ver.
Mas o clima que ronda pré-candidatos, aliados políticos e suas torcidas é quase de Copa do Mundo, numa prova de que os levantamentos da Escutec publicados em O Estado ainda são a referência, o norte, o compasso com que se mede o momento eleitoral.
A pesquisa registrada na Justiça Eleitoral desde segunda-feira só termina hoje a sua coleta de dados, para que sejam tabulados até a noite, a tempo de ser publicada na edição deste fim de semana em O Estado.
E de fato, o levantamento será um marco, a partir do qual se definirão candidaturas e alianças, desistências e consolidações entre os 11 candidatos avaliados. É a partir da pesquisa Escutec/O Estado que começa a ser demarcado o ponto de corte.
O instituto deve realizar pelo menos quatro levantamentos neste primeiro turno. E outros dois no segundo, caso ocorra. A publicação do primeiro, a cerca de 20 dias do início do período de convenções, cria também a ideia de que a campanha, definitivamente, começou em São Luís. É aguardar e conferir, portanto.

Guerrinha
Aliados e correligionários até dois meses atrás, os pré-candidatos Eliziane Gama (PPS) e Wellington do Curso (PP) parecem se afastar cada vez mais pelo clima da campanha.
Pelo menos é o que se mede da tensão que marca o grupo de cada um deles, e até ataques de lado a lado.
O clima de guerra entre eles deve aumentar à medida que a campanha avançar - e os números das pesquisas forem se consolidando.

Outra mira
O prefeito Edivaldo Júnior parece que também decidiu mudar o alvo de sua ofensiva na pré-campanha.
Antes ocupado com Eliziane Gama, Edivaldo agora parece mais preocupado com o avanço de Wellington do Curso.
E já despachou parte de sua artilharia para mirar no adversário do PP.

De si mesmo
O vereador Fábio Câmara resolveu comprar briga com todas as lideranças do PMDB na tentativa de insistir com sua candidatura a prefeito.
Ele mostra forte irritação com qualquer um que questione seus índices de intenção de votos - na casa dos 2% - e garante ser candidato de qualquer jeito.
A postura do vereador tem dificultado o diálogo inclusive com aqueles que ainda defendem sua candidatura, mas reconhecem as dificuldades de viabilização.

Sem nomes
O PSTU pode acabar sem candidato nas eleições municipais de São Luís.
Os nomes históricos do partido já estão desgastados pela própria insistência com que aparecem como candidatos.
E as novas gerações “da luta” - bem restrita, diga-se de passagem - não parecem interessadas em se expor na ultra-esquerda.

Comissão
O deputado federal Aluisio Mendes (PTN) foi indicado pelo seu partido como membro titular da Comissão Especial criada para avaliar o Projeto de Lei nº 4850/2016.
O projeto estabelece 10 medidas contra a corrupção e o enriquecimento ilícito de agentes públicos.
A escolha do deputado ocorreu por causa de seu perfil profissional de policial federal e devido ao seu conhecimento em relação ao combate ao crime organizado.

Cobrou
O deputado estadual Wellington do Curso (PP) cobrou do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) explicações a respeito da paralisação das obras da maternidade na Cidade Operária.
Iniciada em 2014, a obra tinha previsão de conclusão para o dia 25 último. Ocorre que a estrutura física sequer foi levantada.
Wellington afirmou que a obra utilizou recursos do Governo Federal e mesmo assim não foi concluída.

O último?
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) participou na quarta-feira da inauguração das obras de urbanização na Vila Riod.
Ele estava acompanhado de secretários municipais, vereadores, aliados políticos e pré-candidatos ao Legislativo municipal.
A Legislação Eleitoral veda, a partir de amanhã, a exposição de pré-candidatos neste tipo de evento. Foi o último?

E MAIS

• O radialista Marcial Lima se despediu ontem, temporariamente, do Sistema Mirante. Vai concorrer a uma vaga na Câmara Municipal.

• Nem os próprios socialistas aguentam mais a forma como o PSB tem sido conduzido em São Luís, sem o menor sinal de que quer mesmo discutir as eleições na capital.

• Lideranças nacionais do Democratas participam hoje em São Luís de encontro estadual para discutir as eleições de outubro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.