Cooperativismo

Ações sociais serão realizadas no sábado

Atividades serão promovidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

Atendimentos médicos, ações sociais e atividades lúdicas serão oferecidas gratuitamente para a população neste sábado, na Praça Deodoro, em São Luís. As ações fazem parte do Dia de Cooperar, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

As atividades serão realizadas em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite e foi intitulado Dia C, de cooperar. Serão oferecidos para o público consultas médicas, atendimentos psicológicos e consultas oftalmológicas e ainda haverá recreação infantil e um espaço de embelezamento. Palestras e treinamentos também fazem parte da programação do evento solidário.

Importância
De acordo com Marlon Aguiar, diretor executivo da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/ Sescoop-MA), a atividade segue um dos princípios do cooperativos. “A atividade atende ao 7º princípio do cooperativismo que é o interesse de ações voltadas para a comunidade”, explicou. No ano passado, durante a mesma atividade, foram realizados 2 mil atendimentos e participaram entre 50 e 100 voluntários de cooperativas.

A partir do dia 7 , a entidade iniciará outra ação social que é a distribuição de um sopão solidário. O objetivo é que toda quinta-feira uma entidade seja a escolhida para que haja a destruição do alimento.
“Nesta quinta-feira, vamos fazer a distribuição no Centro de Recuperação Peniel, na Vila São José, que cuida de dependentes químicos. Pretendemos ir também a casas de idosos e orfanatos”, destacou Aureliana Luz, presidente da OCB/Sescoop-MA.

SAIBA MAIS

O Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C, nasceu no 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o país. Com o apoio do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e de suas Unidades Estaduais, o Dia C é um programa de responsabilidade social, promovido pelas cooperativas brasileiras por meio do voluntariado. A grande novidade este ano é que as cooperativas passam a contribuir para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nova agenda da ONU para acabar com toda forma de tirania, desigualdade e destruição ambiental. Em todo o país, são mais de 1200 cooperativas mobilizadas nesta grande corrente do bem. Somente em 2015, o Dia C já beneficiou mais de 2,5 milhões de pessoas com projetos que trazem uma verdadeira transformação social para as comunidades.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.