Impasse

Sindicato afirma que greve no Porto do Itaqui foi desrespeitosa

Entidade que representa os operadores portuários do Maranhão criticou a paralisação das atividades comandada pelo Sindicato dos Estivadores

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Paralisação das atividades ocorre esta semana
Paralisação das atividades ocorre esta semana (trabalhadores porto do itaqui)

SÃO LUÍS - O Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Maranhão (Sindomar) criticou, por meio de nota, a paralisação iniciada esta semana no Porto do Itaqui, comandada pelo Sindicato dos Estivadores de Estiva de Minérios do Maranhão. Para a entidade, a greve desrespeitou as negociações que estariam ocorrendo com intermédio do Ministério Público do Trabalho (MPT-MA).

O Sindomar informou que "a interrupção abrupta" das atividades desenvolvidas no Porto do Itaqui surpreendeu. Informou, ainda, que no dia 16 deste mês ocorreu na sede do sindicato rodada de negociação e, no dia seguinte, a reunião foi na sede do MPT-MA, quando teria sido estabelecido um cronograma de trabalho.

De acordo com a entidade, o sindicato dos estivadores deveria enviar em até sete dias uma pauta de reivindicações. Já no dia 27 o Sindomar recebeu a nova pauta e, conforme o estabelecido no MPT, teria também sete dias para se manifestar.

A categoria, porém, decidiu entrar em greve e, para o Sindomar, foi um "claro desrespeito à mesa de negociação e ao MPT, que vem se esforçando para realizar a mediação. Os trabalhadores entram em greve com uma pauta estranha à mesa de negociação e aos pleitos apresentados no dia anterior".

Leia, na íntegra, a nota do Sindomar

O Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Maranhão - SINDOMAR, vem a público esclarecer os recentes episódios pelos quais passam o porto de Itaqui, no último dia 28 de junho, fomos surpreendidos por uma greve comandada pelo sindicato dos estivadores sem que fosse cumprido o mínimo de requisito legal. Causando uma interrupção abrupta no processo negocial. Vejamos os fatos:

O Sindomar e o Sindicato dos estivadores vem desenvolvendo negociações coletivas visando firmar uma nova Convenção Coletiva de trabalho, mediado pelo Ministério Público do Trabalho.

No dia 16 de junho foi realizada na sede do Sindomar nova rodada de negociação, buscando a auto composição.

No dia 17 de junho foi realizada nova rodada no Ministério Público do Trabalho, onde foi estabelecido um cronograma de trabalho.

O sindicato dos estivadores enviaria em sete dia para o Sindomar pauta de reivindicações com temas que gostaria que fossem incluídos na nova CCT.

No dia 27 o Sindomar recebeu a nova pauta da estiva, e conforme o estabelecido no MPT, teria também sete dias para se manifestar.

Sem qualquer aviso , em claro desrespeito à mesa de negociação e ao MPT, que vem se esforçando para realizar a mediação. Os Trabalhadores entram em greve com uma pauta estranha à mesa de negociação e aos pleitos apresentados no dia anterior.

O Sindomar irá tomar todas as medidas judiciais cabíveis para que o Porto volte à normalidade. A greve é um direito constitucional e deve ser utilizado de acordo com a Lei. Esperamos que o bom senso predomine entre os trabalhadores e voltem ao trabalho, bem como, retomem as negociações como principal ferramenta para soluções de conflitos coletivos de trabalho.

São Luis-MA., 30 de junho de 2016

Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Maranhão - SINDOMAR

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.