Eleições 2016

PSOL e PPL tentam fechar aliança para a disputa das eleições municipais de SL

Zeluis Lago, pré-candidato a prefeito pelo PPL, afirmou que a tendência é de que as siglas fechem acordo tanto para a disputa majoritária, quanto para a disputa

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
(Valdeny Barros)

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e o Partido Pátria Livre (PPL), que atuam no campo da esquerda, buscam consolidar uma aliança política inédita para a disputa da eleição municipal de São Luís.

O PSOL tem como pré-candidato a prefeito Valdeny Barros. Já o PPL tem como pré-candidato, o médico Zeluis Lago, irmão do ex-governador Jackson Lago. O objetivo das siglas é formar uma chapa e fortalecer as candidaturas para a Câmara Municipal.

Zeluis falou sobre o tema a O Estado. Ele afirmou que as conversas com o PSOL avançaram nas últimas duas semanas e disse que a expectativa, até o último fim de semana, era pelo fechamento da aliança. “Tudo leva a crer que marcharemos juntos nestas eleições”, disse.

O pré-candidato do PPL afirmou que já há inclusive a sugestão de nome para a coligação entre as duas legendas.

“Será formada a Unidade Popular. A coligação que representará os verdadeiros anseios de mudança da ‘Ilha rebelde’. Com o programa de governo popular e moderno em todas as áreas”, disse.

Zeluis Lago adiantou que outro partido do campo da esquerda pode se juntar às legendas para formar a coligação.

“A aliança trata da majoritária e da proporcional e mais um partido do campo democrático poderá vir”, adiantou.

Zeluis Lago completou, afirmando que apesar de integrar um partido pequeno e de pouca estrutura política, a expectativa é por uma vitória eleitoral.

“Será uma administração transformadora, democrática e popular. São Luís vai voltar a ter orgulho de seus governantes”, finalizou.

Articulação – Na semana passada o pré-candidato do PSOL, Valdeny Barros havia adiantado a O Estado que após finalizar as discussões com o PSTU por uma formação de esquerda na capital, a legenda buscava outros partidos para firmar uma aliança.

O objetivo da sigla, portanto, é não sair isolado para a disputa da sucessão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT).

“Aguardamos a possiblidade de aliança com o PCB. Teremos conversa com o PPL [Partido Pátria Livre], tentando uma aliança”, disse, na ocasião.

Desde as eleições de 2012 os partidos da chamada ultraesquerda buscam a formação de uma aliança para a corrida eleitoral. Na primeira tentativa, não acordo entre o PSOL e o PSTU em relação ao nome que seria lançado como pré-candidato da coligação. Já em 2014 foi o ex-deputado federal, Haroldo Saboia (PSOL), quem se opôs à união das siglas.

A tendência, no pleito de outubro, é de que o PSOL consiga fechar uma aliança e que o PSTU saia novamente de forma independente na disputa.

Tudo leva a crer que marcharemos juntos nestas eleiçõesZeluis Lago, pré-candidato a prefeito pelo PPL

Pré-candidatos vão ser avaliados na Escutec

Os pré-candidatos a prefeito Zeluis Lago (PPL) e Valdeny Barros (PSOL), que buscam a consolidação de uma aliança para a disputa das eleições municipais em São Luís, serão avaliados de forma mais abrangente pela pesquisa de intenções de votos Escutec, que será divulgada na edição especial de fim de semana de O Estado.

Zeluis Lago apareceu até agora em apenas um cenário, levantado pela pesquisa Exata, e que foi divulgada pela TV Guará. Já Valdeny Barros não foi avaliado por nenhum dos institutos que a intenção de votos na capital, até o momento.

Tanto Zeluis Lago quanto Valdeny Barros têm outro aspecto em comum. A pouca exposição midiática até o momento. Não há registro na mídia de qualquer movimento político dos dois pré-candidatos até aqui, talvez por isso a ausência dos personagens nas pesquisas de intenções de votos.

Outro partido que sequer definiu pré-candidato e que não tem participado ativamente das discussões pela sucessão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) é o PSTU, dirigido por Eloy Natan.

O nome de maior peso político da legenda é do sindicalista Marco Silva, que tem reiterado total afastamento das discussões político-partidárias. Ele está decidido a não mais disputar eleições no estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.