Encontro

No Dia de São Marçal, dezenas de grupos de bumba meu boi se encontram no João Paulo

Brincantes participam durante todo o dia de hoje da 89ª edição do encontro em homenagem ao santo; festa encerram festejos juninos

O Estadoma.com

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Bumba meu boi de Apicum é um dos grupos que participa da festa
Bumba meu boi de Apicum é um dos grupos que participa da festa (SÃO MARÇAL)

O tradicional encontro de grupo de bumba meu boi, sotaque de matraca, está movimentando o João Paulo desde as primeiras horas da manhã. Há 89 anos, a avenida principal do bairro - que desde 2006 leva o nome do santo católico - torna-se palco para os brincantes, que encerram os festejos juninos reverenciando o santo católico pouco conhecido no restante do país.

Este ano, 20 grupos devem passar pela avenida até as 18h, reunindo um público estimado em 300 mil pessoas. Por conta da festa, o trânsito na área foi alterado e o comércio não está funcionando.

Por conta do tradicional encontro, o Dia de São Marçal (30 de junho) também foi instituído, por meio da Lei nº 12.103 de 1º de dezembro de 2009, como Dia Nacional do Bumba Meu Boi.

A cobertura completa do encontro de grupos de bumba meu boi no João Paulo você confere na edição desta sexta-feira (1º) do Jornal O Estado do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.