Tradição

Festa de São Marçal deve reunir mais de 300 mil no João Paulo

Tradicional encontro de grupos de bumba-boi, hoje, conta com segurança de mais de 200 policiais e a avenida que leva o nome do santo está interditada até as 18h

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Avenida São Marçal, no João Paulo, tem trânsito interditado hoje para tradicional encontro  de bumba bois
Avenida São Marçal, no João Paulo, tem trânsito interditado hoje para tradicional encontro de bumba bois (Avenida São Marçal)

Hoje, Dia de São Marçal, a festa vai ser no bairro João Paulo. Será a 89ª edição do encontro que reúne, na avenida que leva o nome do santo, os brincantes e admiradores do bumba meu boi, que vão reverenciá-lo. Este ano, mais de 20 grupos são esperados no encontro, que marca o encerramento dos festejos juninos em São Luís. A estimativa é de que 300 mil pessoas participem da festança, que começou na madrugada e se estende até as 18h. O comércio não funciona hoje no bairro.
A avenida terá o trânsito interditado na área da feira e no Monte Castelo, além de todas as transversais que cortam a via. Na praça onde há a imagem do santo, dois palanques serão dispostos: um deles para organização do evento e a apresentação dos grupos e o outro destinado a idosos e portadores de necessidades especiais com 60 cadeiras.
Para garantir a segurança, serão destacados mais de 200 policiais para o João Paulo. O efetivo total se revezará durante o dia em viaturas, motos, companhias a pé e conjuntos de cavalaria. Segundo o coronel Pedro Ribeiro, do Comando de Policiamento da Área Metropolitana I (CPAM I), os grupos poderão se apresentar na via ate as 18h.

História
O primeiro encontro de bois no João Paulo data da década de 1920, quando os batalhões do Sítio do Apicum, o Boi do Lugar dos Índios, do povoado de São José dos Índios, em Ribamar, e, segundo populares, o Boi da Maioba se reuniram no espaço onde hoje é a Praça Ivar Saldanha, sob o pedido de José Pacífico de Moraes, comerciante, apreciador da cultura popular, que resolveu reproduzir, em seu bairro, um encontro que já ocorria desde 1924, todo dia 29, em honra a São Pedro, na então Vila do Anil.
O encontro se repetiu todos os anos até 1949, quando foi para o Monte Castelo, mas ficou lá somente um ano. Depois, foi para o Bairro de Fátima e rodou por outros bairros até retornar ao João Paulo, em 1959. Somente nos anos 1980 a festa tomou a forma que tem hoje. Em 2006, a Prefeitura de São Luís, depois de ter sancionado a lei que alterou o nome da Avenida João Pessoa para São Marçal, atribuiu à Festa de São Marçal, através da lei Nº 4626 de 14 de julho, o título de bem cultural e imaterial, transformando a data no Dia Municipal do Brincante de Bumba Meu Boi.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.