Falta de habilidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

Quem acompanhou a sessão da última terça-feira da Assembleia Legislativa ficou com pelo menos uma convicção: não há relação saudável entre o governador Flávio Dino (PCdoB) e os deputados estaduais que compõem a sua base.
Os deputados estaduais obstruíram a Ordem do Dia e inviabilizaram a votação de pelo menos três matérias de interesse do Poder Executivo. Uma delas tramita em regime de urgência na Casa.
O motivo: a não liberação das emendas parlamentares; o não cumprimento de acordos políticos e a falta de traquejo na condução de alianças para as eleições 2016. Em alguns municípios, por exemplo, deputados estão perdendo espaços na disputa eleitoral para militantes do PCdoB. Daí a revolta.
A crise entre o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa foi escancarada da forma mais constrangedora possível. Líderes de blocos e bancadas – que até então evitavam a exposição do desgaste -, se levantaram como num ato de rebeldia, e anunciaram a obstrução da pauta.
O presidente da Casa, deputado Humberto Coutinho (PDT), que atuou até então como uma espécie de mediador entre Dino e os deputados insatisfeitos, deixou o Plenário logo após a Ordem do Dia.
Sutilmente, deu o seu recado ao Palácio dos Leões.
Coube ao líder do Governo na Casa, deputado Rogério Cafeteira (PSB), visivelmente constrangido, conduzir o restante da sessão.
E não conseguiu esconder a ferida aberta na relação entre os Poderes.
Ferida que pode demorar a cicatrizar.

Auxiliar
O ex-deputado federal Francisco Escórcio (PMDB) foi nomeado assessor do presidente da República, Michel Temer (PMDB).
Ele passa, portanto, a se tornar o maranhense mais próximo do presidente em exercício.
Em 2015 Chiquinho já havia atuado como assessor especial de Temer, no exercício da vice-presidência.

Unidade
O deputado federal Juscelino Filho, escolhido novo coordenador da bancada maranhense na Câmara Federal, afirmou que trabalhará por unidade no colegiado.
Ele disse que o foco vai ser por buscar benefícios para o Maranhão, por isso a necessidade de uma atuação conjunta dos parlamentares.
Juscelino substituiu André Fufuca na liderança da bancada, que se licenciou do seu mandato na Câmara.

Não resolveu
Apesar de a Câmara Municipal de São Luís ter concedido reajuste de pouco mais de 10% aos professores da rede de ensino, a greve da categoria está mantida.
Isso porque os professores exigem reajuste de 11,36% e rechaçam qualquer possibilidade de parcelamento do beneficio.
Um problema que ainda está nas mãos do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que daqui a quatro meses tentará a reeleição de seu mandato.

Conselho
O senador Lobão Filho se posicionou novamente a respeito do imbróglio que envolve a pré-candidatura de Fábio Câmara no PMDB.
Para ele, as pesquisas atestam que Fábio não conseguiu viabilizar o seu nome a um patamar razoável para a disputa.
E fez o alerta: “Um erro pode encerrar a carreira política do vereador”.

Sem dar ouvidos
O vereador Fábio Câmara, contudo, não quer ouvir qualquer outra possibilidade, que não seja a de candidatura própria.
Ele afirmou que independentemente do desempenho nas pesquisas, ou eleitoral, disputará o comando do Palácio La Ravardière.
É uma decisão tomada.

Esfacelou
Apesar de ter apresentado mais de 10 partidos políticos em apoio à sua reeleição, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) está com a base enfraquecida na Câmara.
Parte dos vereadores que o apoiava fechou aliança com Eliziane Gama (PPS). Outros conversam com Wellington do Curso (PP).
E ainda há quem busque alternativas.

E a maternidade?
Parada, a obra da Maternidade da Cidade Operária, com investimentos de R$ 24 milhões, completou dois anos no último sábado.
A placa que indica o empreendimento, ainda fixada no local, marca como data de início o dia 25 de junho de 2014 e data de término 25 de junho de 2016.
Mas não foi o que ocorreu. Não há uma parede sequer erguida no local. E nenhuma explicação por parte da Prefeitura de São Luís.

E MAIS

• Eliziane Gama intensifica ações de pré-campanha em comunidades de São Luís.

• Flávio Dino já articula meios de aparar as arestas na relação com deputados estaduais da base governista.

• Após iniciar a festança junina em cima da hora, o Governo do Estado decidiu prorrogar a programação nos arraiais para até o dia 2 (sábado).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.