Referendo

Obama alerta contra a ''histeria'' da saída do Reino Unido da UE

Na semana passada, britânicos decidiram em referendo deixar o bloco; Obama não prevê ''grandes mudanças catastróficas'' devido ao resultado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

Washington - O presidente dos EUA, Barack Obama, alertou ontem contra a histeria internacional que se seguiu ao referendo que decidiu a saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

Em uma entrevista à Rádio Nacional Pública, o presidente dos Estados Unidos disse que respeita os resultados do referendo. No entanto, para Obama, a votação representou "o apertar do botão que pausa o projeto de uma integração completa da Europa".

"Eu não exageraria. Houve um pouco de histeria depois da votação da Brexit, como se, de alguma maneira, já não existisse a Otan, como se tivesse dissolvido a aliança atlântica, e cada país tivesse ido para seu canto. Não foi isso o que aconteceu".

Obama disse ainda que a votação "fala dos caminhos em curso e os desafios que aumentam por causa da globalização".

"Creio que este será o momento em que toda a Europa dirá: 'vamos respirar e imaginar como podemos manter em parte nossas identidades nacionais, como podemos preservar os benefícios da integração e como vamos lidar com certas frustrações que são sentidas por nossos eleitores'", comentou, acrescentando que não prevê "grandes mudanças catastróficas" em consequência dessa votação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.