Celebração

Homenagens e muita devoção a São Pedro

Seguindo a tradição, desde a madrugada de hoje diversos grupos de bumba meu boi saúdam o santo padroeiro dos pescadores, na Capela de São Pedro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Brincantes de bumba meu boi e fiéis prestam homenagens a São Pedro, em sua capela
Brincantes de bumba meu boi e fiéis prestam homenagens a São Pedro, em sua capela (São Pedro)

Hoje, Dia de São Pedro, o santo será celebrado em uma vasta programação religiosa. Desde o dia 20, a Paróquia São José e São Pantaleão, da Comunidade Madre Deus, está promovendo o festejo de São Pedro, que se encerra hoje, com procissão marítima e terrestre e missa campal.

Desde o início do festejo estão sendo celebradas missas, batizados, reza de terço e outras liturgias. Hoje, a programação tem início a partir das 13h, com a procissão marítima. As embarcações devem se concentrar na Rampa Campos Melo, na Praia Grande. Os pescadores seguirão em seus barcos pelo porto do Genipapeiro, Ponta d’Areia, Barragem do Bacanga, voltando para a rampa Campos Melo, em um percurso de quase duas horas.

Estrutura
Na procissão marítima, a imagem de São Pedro é transportada em uma viatura do Corpo de Bombeiros até uma embarcação na Rampa Campos Melo. A Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA) montou um esquema especial para evitar acidentes e garantir a segurança das pessoas que participarão da procissão.

Cerca de 40 homens foram deslocados para as homenagens a São Pedro, que acontecem em São Luís (Rampa Campos Melo, Quebra-Pote e Porto Grande), Raposa e São José de Ribamar. Eles serão os responsáveis por garantir todos os cuidados necessários, para evitar acidentes.

LEIA TAMBÉM:
Comunidade da Ilha se prepara para festejar Dia de São Pedro
Feriado altera a rotina de São Luís nesta quarta-feira


Eles também ficaram atentos em verificar se os barcos dispõem de todos os itens de segurança. Recomendações como o uso de coletes salva-vidas, a proibição do uso de fogos de artifício e atenção ao excesso de passageiros serão ressaltadas durante a procissão.

Logo após a chegada da procissão marítima, começa a procissão terrestre, que seguirá pelas ruas São Pantaleão, Cajazeiras e Passeio, avenidas Rui Barbora e Múcio Mendonça, retornando ao Largo de São Pedro, onde o padre Orlando Ramos, pároco de São José e São Pantaleão, celebra missa para os fiéis.

São Marçal
Este ano, mais de 20 grupos de bum­ba meu boi são esperados para o encontro no João Paulo. Esta será a 89ª edição da festa, que reúne os brincantes e admiradores do bumba-boi.

Por causa dos desfiles dos grupos folclóricos, o trânsito será interditado na área da feira e no Monte Castelo, além de todas as transversais que cortam a via. Na praça, onde há a imagem de São Marçal, dois palanques serão dispostos: um deles para organização do evento e a apresentação dos grupos e o outro destinado a idosos e portadores de necessidades especiais com 60 ca­deiras.

Durante todo o dia, mais de 100 mil pessoas devem passar pela via. Para garantir a segurança de todos, serão destacados mais de 200 policiais para o João Paulo. O efetivo total se revezará durante o dia em viaturas, motos, companhias a pé e conjuntos de cavalaria. A tradicional distribuição de caldo feijão ficará, por mais um ano, sob a responsabilidade do 24º Batalhão de Infantaria Leve (24º BIL).

SAIBA MAIS

O encontro de bois na Capela de São Pedro, localizada na Madre Deus, acontece há 76 anos. No local, integrantes dos grupos de boi, depois de fazerem as suas apresentações nos arraiais da cidade, se dirigem à capela para agradecer ao santo pelas graças obtidas durante o período junino.

Programação – Festividades a São Pedro
Procissão marítima: saída às 13h (Rampa Campos Melo – Praia Grande)
Procissão Terrestre: Logo após a marítima
Missa Campal: após a chegada da procissão terrestre

ABRE/FECHA

Lojas de rua – fechadas; retornam no dia 30
Supermercados – abertos nos shoppings
Lojas e quiosques – fechados; retornam no dia 30
Cinemas, praças de alimentação, parques infantis – abertos a partir das 12h
Bancos – fechados; retornam no dia 30
(Os consumidores podem utilizar os canais alternativos de atendimento bancário, como os caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e banco por telefone para fazer transações financeiras. Os carnês e contas de consumo vencidos no dia 29 poderão ser pagos sem acréscimo no dia 30)
Correios – fechados; retornam no dia 30
Casas lotéricas – fechadas; retornam no dia 30
Judiciário do Estado do Maranhão – fechado
Prefeitura e órgãos da autarquia – fechados no dia 29 e 30 (ponto facultativo); retornam no dia 1º de julho
Governo do Estado e órgãos da autarquia – fechados no dia 29; retornam no dia 30

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.