Conscientização

Exposição itinerante destaca a importância da doação de órgãos

Ação do Ministério da Saúde fica em cartaz em São Luís até o dia 3 de julho; no Maranhão 70% das famílias não doam órgãos de parentes

O Estadoma.com, com informações de assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Muitas famílias ainda não autorizam doação de órgãos de parentes que morreram
Muitas famílias ainda não autorizam doação de órgãos de parentes que morreram (doação de órgãos )

São Luís foi uma das capitais escolhidas para receber o Projeto Gesto de Herói - poder de doar vida, exposição itinerante sobre doação de órgãos, que fica em cartaz no Rio Anil Shopping até o dia 3 de julho, com entrada gratuita. A exposição itinerante sobre doação de órgãos que já passou pelas cidades de Rio Branco (AC), Manaus (AM), Belém (PA) e Teresina (PI), e acontecerá durante o ano de 2016 em mais cinco estados nas regiões Nordeste e Centro-Oeste do país.

A ação do Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e, principalmente, colocar esse tema em pauta nas discussões familiares. Isso porque a recusa da doação pela família ainda é uma grande barreira ao aumento no número de doadores no país, principalmente nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste do país. No Maranhão, a taxa de recusa familiar chega a 70%.

Além da exibição de depoimentos reais de familiares de doadores falecidos e pacientes transplantados, a população poderá esclarecer as principais dúvidas relacionadas à doação e transplante de órgãos. Com painéis explicativos sobre o processo e, ainda, a presença de especialistas em doação e transplante para responder perguntas, o Projeto se estenderá ao longo do ano pelos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Negação - De acordo com os dados do Ministério da Saúde, cerca de 900 pessoas estavam aguardando por um transplante no estado do Maranhão em 2015. Do total de pacientes na fila de espera, 138 necessitavam da doação de um rim e mais de 760 de um transplante de córneas. Durante o ano passado, 137 pessoas foram notificadas como potenciais doadores de órgãos no estado, mas somente 18 tiveram algum órgão ou tecido doado neste período. A alta taxa de recusa familiar (70%) tornou-se motivo de preocupação.

O consentimento informado é a forma oficial de manifestação à doação. A retirada de tecidos, órgãos e partes do corpo de pessoas falecidas para transplantes ou outra finalidade terapêutica dependem da autorização do cônjuge ou parente maior de idade, obedecida a linha sucessória, firmado em documento subscrito por duas testemunhas presentes à verificação da morte.

Segundo números do Ministério da Saúde, 205 transplantes foram realizados no estado do Maranhão em 2015. Desses, 144 casos foram de córneas transplantadas e 61 de rim.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.