São João

Danças, bois e show na véspera de São Pedro no Vila Junina

Animação marcou mais uma noite de festança, tendo como atrações grupos como o Boi de Axixá e o Cacuriá de Dona Teté, e o show "25 anos - Chagas"

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
(BOI)

O público prestigiou mais uma noite do Arraial Vila Junina, realizado no Espaço Reserva, ao lado do Shopping da Ilha (situado na avenida Daniel de La Touche, Cohama). A programação de hoje (28) foi marcada pela diversidade de cores e ritmos, característica do período junino.

A primeira atração veio do município de Carutapera (a 650 quilômetros de São Luís) e trouxe para o palco a riqueza natural do estado. O Grupo Folclórico Banho de Cheiro seguiu uma nova tendência de apresentações de grupos juninos e falou sobre um tema específico, neste caso, as ervas.

As indumentárias dos brincantes – com tom predominantemente verde e alguns detalhes em amarelo e vermelho – faziam menção às várias espécies vegetais existentes na região norte do estado. Já o ritmo e coreografias mesclavam elementos de quadrilha e carimbó (pela influência do Pará).

A peculiaridade do grupo chamou a atenção dos espectadores. “ A nossa meta é justamente essa, ou seja, surpreender o público de todas as formas”, disse o presidente do Grupo Folclórico Banho de Cheiro, Adriano Quadros.

Em seguida, foi a vez do Boizinho Brilho de São João, do bairro da Liberdade. O grupo, com a pegada do ritmo de zabumba, também animou o público. Depois, o Tambor de Crioula Unidos de Santa Fé, do Bairro de Fátima (São Luís) se apresentou com a batida tradicional dos tambores descendente do período escravocrata. “ Nosso grupo mescla a paixão pelo tambor de crioula com a pegada do bumba-meu-boi”, disse o representante do grupo, Cláudio Cantanhede, se referindo ao fato de que os integrantes do Tambor de Crioula Unidos de Santa Fé são os mesmos do Boi Unidos de Santa Fé.

De acordo com a programação oficial, ainda se apresentaram no palco do Arraial Vila Junina o Boi de Axixá (sotaque de orquestra), Cacuriá de Dona Teté, além dos cantores Rita Beneditto e César Nascimento (fazendo show alusivo aos 25 anos da carreira de Chagas). Encerrou a programação o Boi Unidos de Santa Fé.

Mais – A programação prosseguirá no dia 29 (quarta-feira), com a Quadrilha Nova Esperança (às 19h). Em seguida, acontecerá o show Bumbauê, com Pepê Júnior. Às 21h, subirá ao palco o Boi da Vila Conceição de Nizete (sotaque costa de mão). Depois, será a vez do Boi de Rosário (sotaque de orquestra). Às 23h, se apresentará o Boi de Maracanã (matraca). O Boi Pirilampo encerrará a programação.

Programação de amanhã, 29 de junho

19h – Quadrilha Nova Esperança

20h – Show Bumbauê com Pepê Júnior

21h – Boi da Vila Conceição de Nizete (costa de mão)

22h – Boi de Rosário (orquestra)

23h – Boi de Maracanã (matraca)

0h – Boi Pirilampo (alternativo)

ARRAIAL TERÇA

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.