Vários cenários

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

Quem acompanhou as últimas três pesquisas de intenção de votos sobre a sucessão em São Luís - da Econométrica, da Exata e da Prever - pôde ver pelo menos três cenários principais da corrida pela Prefeitura, com três principais candidatos brigando pela primeira colocação: Eliziane Gama (PPS), Edivaldo Júnior (PDT) e Wellington do Curso (PP).
Mas os números dos três institutos geram, pelo menos, outros 80 cenários prováveis, levando-se em conta a margem de erro de cada instituto, que na Econométrica foi de 4 pontos, para mais ou para menos, e de 3,1 pontos na Exata e na Prever.
E é exatamente este detalhe da margem de erro que gera esta variação gigantesca de cenário. Isso porque, para cada índice nominal - aquele que é divulgado -, outros dois índices têm de ser levados em conta para cada candidato. E os cruzamentos entre as margens de um e de outros geram outros tantos cenários.
Um exemplo: na pesquisa Exata, Eliziane e Edivaldo apareceram com 23% no principal cenário. Mas isso significa que ambos podem ter 19% ou 27%. Ou Edivaldo é que pode estar com 27% e Eliziane com 19%. Ou vice-versa. Ou ainda, cada um deles pode ter 21, 22, 24, 25 ou 26% de intenção de votos.
E o mesmo vale para Wellington do Curso, que pode, inclusive, estar à frente dos dois, levando-se em consideração uma das hipóteses da margem de erro. E é aplicando a margem de erro que surgem a infinidade de cenários prováveis em uma pesquisa.
Por isso é que algumas emissoras, à medida que se aproximam as eleições, passam a aplicar a margem de erro já na divulgação dos cenários principais. Para o caso de São Luís, seria assim; Edivaldo e Eliziane aparecem na pesquisa com 23%, mais podem estar em um patamar variável entre 19% a 27%, de acordo com a margem de erro de 4 pontos percentuais. E é assim que as pesquisas devem ser lidas, para melhor compreensão do eleitor.

A história...
O prefeito Sebastião Madeira (PSDB) invocou o escritor Francis Fukuyama para questionar nota da coluna que fala de um “triste ocaso” seu em Imperatriz.
- O Fukuyama apostou no fim da história, mas a história o venceu, mostrando que continua - disse o prefeito, para lembrar que o jogo não acabou em Imperatriz.
Madeira garante que estará ativo e efetivo na disputa pela Prefeitura de Imperatriz.

...não acabou
A coluna abordou o momento político vivido pelo prefeito de Imperatriz, às vésperas das definições de candidatura no município.
Em fim de mandato, ele não tem simpatia pela candidatura de Rosângela Curado (PDT), não se dá com Ildon Marques (PSB) e o PSDB não tem candidato viável até o momento.
Mas o tucano faz questão de lembrar ter sido o único prefeito reeleito da história de Imperatriz.

Socialista
O PSOL encaminhou ofício ao Instituto Escutec para solicitar a inclusão do seu candidato, Valdeny Barros, na lista da pesquisa a ser divulgada no fim de semana.
Até agora, nenhum instituto incluiu o socialista entre os nomes da disputa, embora o desempenho histórico do seu partido não cause qualquer diferença no resultado final.
A lei não obriga a Escutec a incluir nenhum candidato antes do registro, mas o instituto atendeu à solicitação para que os cenários sejam os mais próximos da realidade.

De fora
O candidato do PT ficará de fora da primeira pesquisa da Escutec. O partido é um dos retardatários nas definições sobre os rumos para outubro deste ano.
Os petistas ficaram aguardando o resultado das reuniões que tiveram com o prefeito Edivaldo Júnior sobre apoio do PT ao PDT.
O resultado nunca veio, até mesmo porque o PT está com a imagem nacionalmente arranhada com tantas denúncias de corrupção e com o afastamento da presidente Dilma Rousseff.

Sem interesse
Além do PDT, o PT também tentou se aproximar do PCdoB para compor a base de apoio do governador Flávio Dino.
As investidas não deram os resultados esperados por muitos petistas.
Os comunistas, inicialmente, até receberam para dialogar o PT, mas as conversas não avançaram. Os petistas queriam cargos que eram maiores que as forças atuais do partido.

Mudanças
O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, deverá apresentar ao Congresso nos próximos dias, projeto de lei que altera as diretrizes do licenciamento ambiental.
No mesmo projeto, segundo o colunista Lauro Jardim, a Funai e o Iphan deverão ser submetidos a nova reorganização estrutural.
A Funai, por exemplo, só poderá tratar de temas que dizem respeito às reservas indígenas, e o Iphan, sobre áreas tombadas.

Concurso
O governador Flávio Dino (PCdoB) anunciou para hoje o lançamento de edital de concurso público para procurador do Estado do Maranhão.
O concurso era cobrado, desde o início da gestão Dino, pelo deputado estadual Edilázio Júnior (PV), que assegurava uma defasagem de pelo menos 53 vagas.
No ano passado, por exemplo, Edilázio lembrou que, em 2012, os 67 procuradores do Estado em atividade receberam um montante de 60 mil novos processos.

E MAIS

• A manifestação coletiva das lideranças peemedebistas mostrou que o deputado Roberto Costa parece ser voz solitária em seu projeto de levar o PMDB à base de Edivaldo Júnior.

• A candidata do PDT, Rosângela Curado, conseguiu juntar em seu palanque, em Imperatriz, o PCdoB, do governador Flávio Dino, e o PV, presidido pelo ministro Sarney Filho.

• O deputado Bira do Pindaré aparecerá em um cenário da pesquisa Escutec, embora sua candidatura seja considerada carta fora do baralho pelo próprio PSB.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.