Mobilização

Servidores do Judiciário devem parar atividades hoje em protesto

Categoria deve cruzar os braços em todas as unidades judiciais do estado pelo período de uma hora, para reivindicar pagamento de perdas inflacionárias

O Estadoma.com, com informações de assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Fórum Desembargador Sarney Costa será o local de concentração do protesto
Fórum Desembargador Sarney Costa será o local de concentração do protesto (fórum desembargador sarney costa)

Está marcado para hoje (28), por volta das 10h, um protesto de servidores do Judiciário motivado pelo não pagamento das perdas inflacionárias de 6,3%, de 2014. Os servidores foram convocados pelo Sindicato dos Servidores da Justiça (Sindjus/MA) a trabalhar vestidos de preto, em sinal de luto, e paralisar as atividades nas unidades judiciais por uma hora. Em São Luís, o local de concentração será no Fórum Desembargador Sarney Costa, no Calhau, e no interior do Estado, nos Fóruns das comarcas.

O Ato de Protesto também requer uma resposta formal do Tribunal de Justiça do Estado sobre o remanejamento da suplementação creditada pelo Governo do Estado para o pagamento da primeira parcela da Gratificação por Produtividade Judiciária-GPJ, no valor de R$ 6 milhões, para custear as perdas Inflacionárias, visto que não existe tecnicamente impedimentos para que o remanejamento não aconteça

Campanha - De acordo com o sindicato da categoria, os servidores esperam há vários meses que o presidente do Tribunal de Justiça, Cleones Cunha, cumpra o prometido à categoria quando tomou posse em dezembro de 2015. Na época, o desembargador buscou acordo com os servidores que estavam de greve, que foi suspensa na perspectiva que receberiam suas perdas inflacionárias.

"Em contra partida, a reposição inflacionária dos juízes e desembargadores já está paga desde janeiro de 2015 e tendo em vista que a Câmara dos Deputados está na iminência de aprovar mais 16,38% de reposição inflacionária para a magistratura, para ser implantada em 2016", destaca Márcio Luís, presidente em exercício do Sindjus/MA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.