Pergentino Holanda

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
THIAGO Tavares Braga (na foto com a noiva Larissa Pereira), formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, neto do ex-prefeito de São Luís Haroldo Tavares, depois de desenvolver o Scop, o Sistema de Controle de Patrimônio da Assembleia Legislativa do Maranhão, acaba de lançar o aplicativo Nexur Fit, feito sob medida para os alunos Fitness. A nova tecnologia está disponível na AppStore e GooglePlay e já foi encampada pelas melhores academias e personais da cidade. Vale conferir.
THIAGO Tavares Braga (na foto com a noiva Larissa Pereira), formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, neto do ex-prefeito de São Luís Haroldo Tavares, depois de desenvolver o Scop, o Sistema de Controle de Patrimônio da Assembleia Legislativa do Maranhão, acaba de lançar o aplicativo Nexur Fit, feito sob medida para os alunos Fitness. A nova tecnologia está disponível na AppStore e GooglePlay e já foi encampada pelas melhores academias e personais da cidade. Vale conferir.

Grandes perdas
No espaço de uma semana, o Ceará perdeu duas de suas figuras mais emblemáticas, pelas quais eu tinha o maior carinho e admiração: Dona Yolanda Queiroz, na sexta-feira 17, aos 87 anos, e Ivens Dias Branco, na sexta-feira 24, aos 81 anos.
Com a morte do empresário Edson Queiroz, em acidente aéreo na Serra de Aratanha, no ano de 1982, Dona Yolanda assumiu a presidência do Grupo Edson Queiroz. Ela já estava doente há algum tempo e morreu vítima de falência múltipla dos órgãos.
O empresário Ivens Dias Branco, que a revista Forbes listou entre as maiores fortunas do mundo, morreu aos 81 anos, no hospital Albert Einstein, em São Paulo, vítima de complicações durante uma cirurgia cardíaca.
Foi, com certeza, a maior perda ocorrida dos últimos tempos ocorrida no mundo empresarial cearense e nordestino.

Triste realidade
Um a um os potenciais candidatos à eleição presidencial de 2018 estão sendo tragados pela Operação Lava-Jato e suas derivadas.
Faltando ainda dois anos para a eleição, desenha-se um cenário desanimador para os principais partidos, abrindo caminho para uma novidade que tanto pode ser a escolha de uma pessoa competente, de fora da política, quanto um vendedor de ilusões, ungido pelo voto de eleitores que ainda acreditam em salvadores da Pátria.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem seu futuro ligado à evolução dos inquéritos já abertos, em Curitiba e em Brasília, e das delações que ainda virão. Marina Silva (Rede) ficou vulnerável depois da Operação Turbulência.

Triste realidade 2
A dois anos da eleição, Aécio Neves (PSDB), um dos personagens mais citados por diferentes delatores, é uma sombra do candidato que em 2014 quase chegou a presidente. As outras duas opções do partido, José Serra e Geraldo Alckmin, não empolgam os eleitores.
Pequeno mas preservado da Lava-Jato, o PDT espera crescer no vácuo das agremiações que caíram em desgraça e aposta em Ciro Gomes, que não esquentou banco nos partidos pelos quais passou, mas é bom de discurso.
Com 5% nas pesquisas, Jair Bolsonaro (PSC) é a aposta da extrema direita, mas corre o risco de se tornar inelegível, já que virou réu no Supremo Tribunal Federal, acusado de injúria e de apologia ao crime de estupro.

Tanto faz
A teoria e a prática são, muitas vezes, distantes. Eu sei o que fazer: entregar tudo rapidamente, não olhar no rosto dos bandidos, evitar gestos bruscos. Mas não sei como reagirei quando outro fato semelhante acontecer. Ensaiar é o que nos resta. Para interpretar o papel de vítimas de acordo com o script.
Qualquer descuido, qualquer palavra fora do lugar, qualquer movimento involuntário com o braço pode ser o último. E mesmo assim nada garante que um garoto drogado, nervoso e com uma arma na mão não vá puxar o gatilho sem motivo algum.
Outro dia fui a uma farmácia e encontrei duas mulheres em estado de choque e os caixas da loja assustados. O assalto tinha acontecido minutos, talvez segundos antes. Justiça seja feita, a Polícia apareceu logo. Mas quando a Polícia é chamada, é porque tudo já deu errado.
As mulheres, assustadas e de olhos vermelhos – de choro e de choque –, já tinham ligado pra casa.
A normalidade é teimosa, ainda bem. Insiste em voltar. O rapaz do caixa me olhou e disse: “Ainda bem que ninguém se machucou”. Ainda bem. Mesmo que a gente mereça mais do que isso.
Dessa vez, ninguém se machucou.

Rommel e Betto
Quem está de férias em São Luís é o cantor e compositor Rommel Ribeiro, que reside há dez anos no Canadá, onde estuda e divulga a música brasileira. Aqui permanece até o dia 25 de julho, mas antes disso fará show em dupla com Betto Pereira, no restaurante e bar gastronômico Seu Guma, no Renascença II.
Rommel costuma regressar a sua terra natal geralmente de dois em dois anos e sempre que pode canta para seus conterrâneos. Na América do Norte, onde estuda música, canta em português, inglês, francês e espanhol, sempre incursionando pelas diversas regiões daquele país. Fã de Betto desde a infância, o jovem artista nunca perdeu a simplicidade característica, sendo um dos porta-vozes da nossa cultura no exterior.

Vitória em Palmas
O judoca maranhense Pedro Rezende conquistou mais uma medalha de ouro para o Maranhão. Foi no último sábado, na cidade de Palmas, no Tocantins. O atleta sagrou-se campeão da categoria Sênior - 100k na I Copa Palmas Judô Clube, que reuniu atletas de seis estados no SESC de Palmas. Rezende comemorou a vitória já de olho em outra competição: a XII Copa Minas de Judô, na próxima semana.

TRIVIAL VARIADO

Ficam abertas até amanhã as inscrições para interessados em financiar o curso de ensino superior através do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Cleones Cunha, abriu ontem, no Multicenter Sebrae, o “II Balcão de Renegociação de Dívidas”.

O único arraial realizado dentro d’água do Maranhão, o Arraiágua, acontecerá no próximo dia 30, no complexo aquático da Academia Viva Água.

Alunos do Centro Infantil Vila das Letras participam hoje de mais uma atividade que tem como tema central o São João do Maranhão. A ocasião é parte de uma série de ações em comemoração ao período junino.

O Facebook liberou o Slideshow, recurso para criação de vídeos que vai permitir que as pessoas transformem suas fotos e vídeos em uma história.

DE RELANCE

Nas mãos do juiz Moro
O juiz Sérgio Moro já mostrou que é corajoso ao determinar a prisão de influentes políticos do PT e dos dirigentes das empreiteiras mais poderosas do país. Isso fez dele uma das personalidades mais conhecidas da República. Agora, encontra-se sob sua responsabilidade decidir se prende ou não o ex-presidente Lula por suposta corrupção passiva, tráfico de influência e ocultação de patrimônio. Trata-se de uma questão explosiva, embora nas democracias todos sejam iguais perante a lei. Em todo caso, Lula não é um político qualquer. É um ex-presidente da República, que se tornou mundialmente conhecido por sua fascinante história política.

Assessoria de Imprensa
O diretor de redação do jornal O Estado do Maranhão, Clóvis Cabalau e a chefe de redação da TV Mirante Eveline Cunha, estão entre os 12 profissionais da imprensa que darão dicas preciosas sobre o que é uma boa fonte de informação e acerca do uso das mídias sociais como meio de comunicação de trabalho, no curso Assessoria de Imprensa: Mercado Atual e Novo Perfil do Profissional de Comunicação, que ocorrerá no dia 9 de julho, com produção das jornalistas Maria Regina Telles e Liliane Moreira. Aqueles que atuam em assessorias de imprensa, em veículos de Comunicação, Relações Públicas e empresas que valorizam o relacionamento com a imprensa poderão participar da iniciativa.

A pimenta é nossa
Não se tem notícia de que alguém tenha reclamado da qualidade da pimenta-do-reino produzida no Brasil. Mas agora a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou proposta que institui “uma política nacional de incentivo à produção de pimenta-do-reino de qualidade, com o objetivo de elevar o padrão brasileiro”. Justifica o autor da proposta, que ao certificar o produto com o selo de qualidade, a pimenta poderá entrar com mais facilidade no mercado internacional.

Tsunami de pirataria
Em encontro realizado em São Paulo, a cúpula da ABTA (Associação Brasileira de TVs por Assinatura) mostrou preocupação com o agravamento da crise econômica por dois motivos: 1º) o encolhimento da base de assinantes sem dinheiro para bancar mensalidades de pacotes; 2º) ampliação da pirataria de sinal. A estimativa é que 1 em cada 4 pontos de TV por assinatura instalados no país seja pirata, um mercado que pode movimentar até R$ 2 bilhões por ano. Teme-se que se o país não retomar logo o crescimento, o setor da TV paga pode ser impactado ainda mais do que já o foi nos últimos meses.

Doenças raras em debate
O auditório do Interlegis, em Brasília, recebe, na próxima quinta-feira, o VIII Fórum Nacional de Políticas de Saúde no Brasil - Doenças Raras. O evento vai reunir autoridades do setor de saúde, parlamentares, terceiro setor e indústria, a fim de debater, disseminar conhecimento e discutir propostas eficazes para as doenças raras no Brasil. Nos últimos anos, essas enfermidades ganharam atenção especial na agenda de prioridades do Governo Federal.

Lavagem em Paris
O Festival Cultural Brasileiro da Lavagem da Igreja de Madeleine, em Paris, deste ano, terá ninguém menos que Caetano Veloso como principal atração. O evento, que acontece em agosto, vem ganhando cada vez mais destaque na capital francesa. Este ano, haverá um ciclo de palestras sobre ritmos afrobrasileiros na Sorbonne, uma das mais importantes universidades do mundo.

Vale refletir com José Saramago:
“As palavras proferidas pelo coração não tem língua que as articule, retém-nas um nó na garganta e só nos olhos é que se podem ler”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.