Eleições 2016

O Estado publica neste fim de semana pesquisa sobre cenário eleitoral de SL

Instituto Escutec é que faz a partir de hoje entrevistas com eleitores da capital com dois cenários estimulados sendo que um deles será colocado o nome de Bira do Pindaré

Carla Lima

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
(Pesquisa Escutec será divulgada sábado por O Estado)

Neste fim de semana começará a ser divulgadas as pesquisas de intenção de votos em São Luís realizada pelo Instituto Escutec e contratadas por O Estado. A previsão é de que pelo menos quatro levantamentos sejam feitos. A primeira da série da está registrada na Justiça Eleitoral e será divulgada na edição deste sábado, 2 de julho.

Neste primeiro levantamento – realizando ainda com pré-candidatos – serão feitos dois cenários estimulados: um com todos os candidatos incluindo Bira do Pindaré (PSB) e outro sem o deputado.

Bira do Pindaré ainda luta para ser candidato à Prefeitura de São Luís pelo PSB, que não faz qualquer movimento público sobre qual caminha seguirá neste pleito de outubro. As negociações são feitas no gabinete do senador Roberto Rocha, em Brasília, o que levou Pindaré a cobrar da direção nacional movimentação da comissão provisória de São Luís para comandar as discussões sobre o processo eleitoral.

Assim, no primeiro cenário estimulados aparecerão como opção para os entrevistados a deputada Eliziane Gama (PPS), o prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PDT), o deputado Wellington do Curso (PP), Fábio Câmara (PMDB), Eduardo Braide (PMN), Rose Sales (PMB), João Bentivi (PHS), Valdeny Barros (PSOL) e Zeluis Lago (PPL).

As entrevistas começam a ser feitas hoje e deverão ser concluídas na sexta-feira, 1 de julho. No sábado os dados estarão publicados em O Estado e sua edição de fim de semana.

Além dos dois cenários estimulados, o levantamento fará a pesquisa espontânea e também três cenários estimulados de segundo turno com os candidatos que melhores estão posicionados na pesquisas: Eliziane Gama, Edivaldo Júnior e Wellington do Curso.

“Teremos três cenários de segundo turno com os três pré-candidatos melhores posicionados se baseando no nosso último levantamento”, afirmou Fernando Júnior diretor do Instituto Escutec.

Ainda sobre os nomes colocados até agora na disputa eleitoral em São Luís, a pesquisa vai analisar também o nível de rejeição de cada candidato. Nessa questão, nas últimas pesquisa, o prefeito Edivaldo Júnior vem liderando com mais de 60% de rejeição.

Avaliação – Além das entrevista sobre intenção de votos, o instituto ouvirá os eleitores sobre a gestão de Michel Temer (PMDB) na Presidência da República, Flávio Dino (PCdoB) no governo estadual e Edivaldo Júnior na gestão municipal. Nessa questão serão avaliados os governo como ótimo, bom, regular, ruim e péssimo.

O levantamento da Escutec que será divulgada neste fim de semana não trará o nome dos pré-candidatos do PT: deputado Zé Inácio e ex-presidente da OAB, Mário Macieira. Pelo calendário do partido, as estratégias petistas em São Luís somente começarão a ser definidas a partir do dia 10 de julho, quando acontecerá o primeiro encontro da legenda para debater as teses inscritas previamente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.