União Europera

Itália, França e Alemanha não querem negociar com Reino Unido

Não haverá discussão até que pedido de saída seja formalizado, diz a chanceler Angela Merkel; primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, e o presidente francês François Hollande, prometeram ontem dar um novo impulso a projeto europeu

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
(Angela Merkel, com François Hollande e Matteo Renzi, fala sobre as relações da UE com o Reino Unido)

Alemanha - Berlim, Paris e Roma são contra a abertura das negociações pós-Brexit com Londres antes que o Reino Unido formalize o seu pedido de saída da União Europeia, declarou ontem a chanceler alemã, Angela Merkel, após se reunir com os líderes desses dois países.

"Estamos de acordo sobre isso, não haverá discussões formais ou informais sobre a saída da Grã-Bretanha da UE enquanto não houver pedido de saída da UE ao Conselho Europeu", declarou em Berlim ao lado do presidente francês François Hollande e do primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi.

Os três países também querem propor aos outros membros da UE que deem um novo impulso ao projeto europeu em vários âmbitos, segundo declarou Merkel. "Vamos apresentar uma proposta a nossos colegas para dar um novo impulso ao projeto europeu em diferentes âmbitos nos próximos meses", declarou.

A chanceler ressaltou que alguns avanços eram analisados nas áreas "da defesa, crescimento, emprego e competitividade".

Já o presidente Hollande considerou que o bloco "não deve perder tempo" para responder aos desafios impostos pela Brexit.

Prioridades essenciais

Em uma declaração comum, os três dirigentes determinaram "três prioridades essenciais": a "segurança interna e externa", com foco na luta contra o terrorismo, o desenvolvimento da defesa europeia e a vigilância das fronteiras externas da Europa, "uma economia forte e uma coesão social forte".

No domínio econômico, a declaração fala, para os países da zona do euro, de uma maior convergência, "principalmente nas áreas social e fiscal", onde muitos governos são muito afeitos as suas prerrogativas nacionais.

Esta proposta deve começar a ser discutida amanhã, 29, durante uma cúpula dos chefes de Estado e de Governo da UE em Bruxelas sobre o Brexit, antes de um encontro especial dos 27 em setembro sobre um acordo "a respeito de projetos concretos a serem realizados na Europa nos seis próximos meses."

Dar as costas

Apesar de sua decisão de abandonar a União Europeia, o Reino Unido não deve dar as costas à Europa nem ao resto do mundo, declarou o primeiro-ministro britânico, David Cameron, nesta segunda-feira (27), em seu 1º pronunciamento ante o Parlamento desde o histórico referendo da Brexit.

"O Reino Unido está disposto a abandonar a União Europeia, mas não devemos dar as costas à Europa nem ao resto do mundo", afirmou Cameron. Segundo ele, é necessário determinar que "tipo de relação queremos com a UE".

"Não retiro nada que tenha dito há dias. Vai ser difícil", explicou Cameron, que convocou o referendo e fez campanha pela permanência na UE, o que o levou a anunciar sua renúncia do cargo.

Sinal de que o resultado está sendo mal digerido por parte dos britânicos, especialmente entre os jovens, uma petição exigindo a organização de um segundo referendo ultrapassava nesta segunda-feira os 3,7 milhões de signatários, segundo a France Presse. Já a primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, disse que o Parlamento escocês poderia tentar bloquear a Brexit. Ela também considerou que era "muito provável" um novo referendo sobre a independência do seu país.

Quanto às contestações sobre o referendo, Cameron foi enfático. "Não pode haver dúvidas sobre o resultado. Estou certo, e o gabinete concordou nesta manhã, que a decisão precisa ser aceita", disse Cameron ao Parlamento, segundo a Reuters.

Frase

"Estamos de acordo sobre isso, não haverá discussões formais ou informais sobre a saída da Grã-Bretanha da UE enquanto não houver pedido de saída da UE ao Conselho Europeu"

Angela Merkel

Chanceler da Alemanha

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.