Saúde

Convivência com cães faz bem para idosos

Além de fazerem companhia, cachorros trazem benefícios à saúde humana, estimulam a atividade física e proporcionam oportunidades de socialização, como os passeios e idas aos pet shop

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
(caes)

Além de afastarem a solidão, principalmente se a pessoa vive sozinha, os cães podem trazer outros benefícios para os idosos, seja reduzindo a pressão arterial ou o colesterol. Outro ponto positivo é que os cães estimulam a atividade física, já que é importante levá-los para passear. Estes passeios ou as idas ao pet shop, ou ao veterinário, são também ótimas oportunidades para que os idosos se socializem com outras pessoas.
O convívio diário com os pets beneficia os dois lados e traz ganhos palpáveis à saúde dos idosos. Brincar com os cães ou apenas observá-los brincando dão grande alegria, e é enorme o prazer e a companhia que eles proporcionam.
Os efeitos médicos mais diretos incluem a redução da pressão arterial e da frequência cardíaca, colesterol, minimização dos efeitos de depressão crônica, assim como o aumento da eficácia de remédios como psicotrópicos e analgésicos. Diversas pesquisas científicas feitas nos últimos 25 anos mostram que cuidar de animais de estimação aumenta os neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar.
Há estudos que indicam também que brincar e interagir com os animais de estimação têm ação antidepressiva. Como são companhias fieis e ótimos ouvintes, dão um chega pra lá na sensação de abandono ou solidão. Um companheiro muito especial, o cão traz ao ser humano não só a própria companhia, mas um novo círculo social, uma nova responsabilidade e também uma oportunidade de exercitar a afetividade.

Companhia
Outros bons efeitos de estar em companhia dos cães: a presença do mascote ajuda em momentos difíceis. Em períodos de separação e luto, eles favorecem a comunicação e atuam como redutor da ansiedade. "O pet desenvolve em nós maior sensibilidade, responsabilidade e respeito pelo próximo. É, comprovadamente, benéfico para nossa saúde - a convivência com o amigo quadrúpede afasta a solidão, reduz a pressão arterial, melhora a imunidade e nos mantém calmos e alegres", afirma Alexandre Rossi, autor de vários livros sobre treinamento e comportamento animal e que já esteve em São Luís com o apoio da Terra Zoo, para proferir palestra sobre os efeitos benéficos da relação dos homens com cães.
Além do incentivo para hábitos saudáveis, já foi comprovado cientificamente que a interação com o mascote estimula os processos cognitivos durante as atividades cotidianas, auxilia na resolução de problemas, aumentando a concentração, confiança e autoestima. No caso de idosos, os bichos representam ótima companhia e motivação para viver, uma vez que o animal atua como um vínculo forte que o auxilia a viver o dia-a-dia de forma mais saudável, com carinho, amor e companheirismo.
A grande verdade é que ter um pet traz vantagens emocionais para qualquer um, quer seja uma criança, um adulto, um idoso ou uma pessoa doente. "Quando seu cachorro pula e se diverte, você se diverte por meio dele, pois o ser humano é capaz de sentir prazer pelo outro", diz Rossi. "E o fato de ele precisar de você para viver traz mais realização ainda, porque sacia nosso instinto natural de cuidar do próximo", complementa Alexandre Rossi.
Mas nem todas as raças são recomendadas para pessoas de idade, pois as diferentes raças têm tamanhos e temperamentos diferentes. Cães agitados e barulhentos, por exemplo, podem atrapalhar mais que ajudar. Por isso, dê preferência a raças dóceis e que possam se adaptar facilmente ao estilo de vida da pessoa.
Cães de pequeno porte são os mais indicados, pois permitem que o idoso acompanhe seus passos sem precisar andar mais rápido. O tamanho menor também impede que o animal machuque a pessoa acidentalmente durante brincadeiras. Além do que, é muito mais fácil colocar no colo ou levantar um cão mais leve e menor, principalmente quando não se tem muita força.
A convivência entre pessoas idosas e cães precisa ser bastante tranquila. Contratar um adestrador pode ser uma alternativa interessante, uma vez que um cãozinho obediente trará mais alegrias aos idosos, muitas das vezes mais impacientes.

Diversas raças para adoção

Para quem está considerando ter um cãozinho de estimação ou presentear um parente ou amigo idoso, a loja da Terra Zoo na Forquilha realiza com frequência feirinhas de adoção e de filhotes, onde se poderá comprar filhotes de raça pura, escolhendo um mascote de acordo com o perfil de cada pessoa, levando em conta o tamanho de sua residência. Convém lembrar que as diversas raças existentes possuem características próprias que precisam ser analisadas antes de se adquirir um filhote. Nas feirinhas de adoção, além de adquirir um novo parceiro inseparável, a pessoa estará adotando um mascote que um dia foi abandonado, que precisa de carinho e estará também contribuindo para reduzir os problemas causados pelo abandono de animais nas cidades.
com mais de 55 anos. Em 2011, o ator Reynaldo Gianecchini enfrentou o mesmo tipo de câncer. Foi o caso também da presidente Dilma Rousseff e da autora de novelas Glória Perez.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.