Comemorações

Comunidade da Ilha se prepara para festejar Dia de São Pedro

Amanhã acontece o tradicional encontro de bois na Capela de São Pedro, na Madre Deus; no período da tarde, acontecem as procissões marítima e terrestre

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

Amanhã se comemora o Dia de São Pedro, e em São Luís os fiéis já estão preparados para fazer as devidas homenagens ao santo. Na capela que leva o nome do padroeiro dos pescadores, diversos grupos de bumba meu boi subirão os degraus para fazer as homenagens ao santo, em um ritual que acontece de hoje para amanhã e se perpetua há vários anos. Amanhã à tarde, estão previstas as também tradicionais procissões marítima e terrestre.

O encontro de bois na Capela de São Pedro, na Madre Deus, acontece há 76 anos. No local, integrantes dos grupos, depois de fazerem as suas apresentações nos arraiais da cidade, se dirigem à capela para agradecer ao santo pelas graças obtidas durante o período junino.

O encontro atrai centenas de pessoas para o largo. Elas se despedem da temporada junina deste ano, vendo a apresentação que os grupos fazem antes ou depois de se dirigirem até a imagem do santo pescador.

Durante o encontro, além dos integrantes dos grupos de bumba-boi, muitos devotos costumam subir os 46 degraus da Capela de São Pedro de joelhos, como forma de pagar alguma promessa ou agradecer ao santo pelas graças obtidas.

A festa no local tem início na noite de hoje e vai se estender ao longo de todo o dia de amanhã. Em seguida, a imagem do santo é transportada para as procissões marítima e terrestre.

Procissões
Na procissão marítima, a imagem de São Pedro é levada em uma viatura do Corpo de Bombeiros até uma embarcação, na Rampa Campos Melo, na Avenida Beira-Mar.

A procissão deve começar às 13h, partindo do Cais da Praia Grande. Os pescadores seguirão em seus barcos pelo porto do Jenipapeiro, Ponta d’Areia, Barragem do Bacanga, voltando para a Rampa Campos Melo, em um percurso de quase duas horas.

Por causa do evento, a Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA) montou um esquema especial para evitar acidentes e garantir a segurança das pessoas que participarão da procissão. Cerca de 40 homens foram deslocados para o local, durante as homenagens a São Pedro, que acontecem em São Luís (Rampa Campos Melo, Quebra-Pote e Porto Grande), Raposa e São José de Ribamar.

De acordo com o capitão de fragata Ricardo Rebelo, subcomandante da Capitania dos Portos, durante as atividades serão tomados os cuidados necessários para evitar que os condutores das embarcações pilotem sob o efeito de bebidas alcoólicas e a superlotação das embarcações.

Eles também ficaram atentos em verificar se os barcos dispõem de todos os itens de segurança. “Eu tenho certeza que vai ser uma procissão linda, maravilhosa da forma como o nosso Maranhão merece”, disse o capitão de fragata Rebelo.

Logo após a chegada da procissão marítima, começa a procissão terrestre, que deve seguir pelas ruas São Pantaleão, Cajazeiras, Passeio, avenidas Rui Barbora e Múcio Mendonça, retornando ao Largo de São Pedro, onde o padre Orlando Ramos, pároco da Paróquia de São José e São Pantaleão celebra missa para os fiéis.

São Marçal
Já quinta-feira, dia 30, Dia de São Marçal, a festa vai ser no bairro do João Paulo. Será a 89ª edição da festa que reúne os brincantes e admiradores do bumba meu boi. Este ano, mais de 20 grupos de bumba meu boi são esperando para o encontro

A avenida terá, por mais um ano, o trânsito interditado na área da feira e no Monte Castelo, além de todas as transversais que cortam a via. Na praça onde há a imagem do santo, dois palanques serão dispostos: um deles para organização do evento e a apresentação dos grupos e o outro destinado a idosos e portadores de necessidades especiais com 60 cadeiras.

Durante todo o dia, mais de 100 mil pessoas devem passar pela via. Para garantir a segurança de todos, serão destacados mais de 200 policiais para o João Paulo. O efetivo total se revezará durante o dia em viaturas, motos, companhias a pé e conjuntos de cavalaria. Segundo o coronel Pedro Ribeiro, do Comando de Policiamento da Área Metropolitana I (CPAM I), os grupos poderão se apresentar na via entre as 6h e às 18h.

A tradicional distribuição de caldo feijão também está garantida segundo o presidente do Instituto São Marçal, Raimundo Morais. Cerca de 200 kg de feijão e outros ingredientes serão repassados ao 24º Batalhão de Infantaria Leve (24º BIL) para que os militares preparem o caldo e façam a distribuição no dia 30.

História das festividades

Segundo a comunidade da Madre Deus, o festejo na Capela de São Pedro teve início há mais de 70 anosa. O festejo teria se originado no Desterro, em 1939, indo para a Madre Deus em 1940, onde havia mais pescadores, cujo padroeiro é o santo. Na época, a capela era de taipa e coberta com palha. Apenas em 1949 foi erguida a de alvenaria, com o apoio do político e industrial Cesar Aboud, dono da Fábrica Santa Isabel, de tecelagem.

Em 1945, o comunitário João Fonseca criou a comissão organizadora. Assim, a festa ganhou leilão de prendas, procissões terrestre e marítima, além da louvação de bumba-bois. Naquela época, só os bois de zabumba, como os de Mizico, Medonho e Lorentino, parabenizavam São Pedro. Depois, os de matraca passaram a participar do encontro, que atualmente reúne grupos de outros sotaques. Em 1949, houve a inauguração do templo, com apoio da Colônia de Pescadores Z-1, da Madre Deus. A capela foi reformada por mais três vezes, duas delas pela Prefeitura de São Luís, em 1973 e 1995. A arquitetura atual data de 1997 e foi feita pelo Governo do Estado, na primeira gestão da governadora Roseana Sarney.

Já o primeiro encontro de bois no João Paulo data da década de 20, quando os batalhões do Sítio do Apicum, o Boi do Lugar dos Índios, do povoado de São José dos Índios, em Ribamar, e, segundo contam alguns, o Boi da Maioba se reuniram no espaço onde hoje é a Praça Ivar Saldanha, sob o pedido de José Pacífico de Moraes, comerciante, apreciador da cultura popular, que resolveu reproduzir, em seu bairro, um encontro que já ocorria desde 1924, todo dia 29, em honra a São Pedro, na então Vila do Anil.

O encontro se repetiu todos os anos até 1949, quando foi para o Monte Castelo, mas ficou lá somente um ano. Depois, foi para o Bairro de Fátima e rodou por outros bairros até retornar ao João Paulo, em 1959. Somente nos anos 1980 a festa tomou a forma que tem hoje. Em 2006, a Prefeitura de São Luís, depois de ter sancionado a lei que alterou o nome da Avenida João Pessoa para São Marçal, atribuiu à Festa de São Marçal, através da lei Nº 4626 de 14 de julho, o título de bem cultural e imaterial, transformando a data no Dia Municipal do Brincante de Bumba Meu Boi.

SÃO PAULO

Amanhã, dia 29, também é comemorado o Dia de São Paulo Apóstolo. A paróquia que leva o nome do santo, no bairro do Renascença, em São Luís, desde o dia 25 iniciou uma programação especial do festejo em alusão ao santo.

Nesta quarta serão realizadas duas celebrações: a Missa da Saúde, às 16h e missa e novena, às 19. Neste dia, também será iniciado o largo, às 21h, com atrações culturais, comidas típicas e recreação para crianças.O festejo será encerrados no dia 3 de julho com a procissão às 17h, seguida da santa missa às 18h e a última noite do largo.

O tema do festejo é “Com São Paulo 15 anos Festejando a Misericórdia do Pai”. Em abril deste ano a paróquia completou 15 de anos criação. Por esta razão o tema escolhido faz uma alusão ao aniversário e também ao Ano Santo Extraordinário da Misericórdia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.