Confronto

Morte de um morador por militares revolta Divinéia

Rafael Jorge Pereira teria sido executado por guarnição da PMem uma abordagem durante a madrugada; militares afirmam que a vítima reagiu

Leandro Santos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Protesto de moradores da Divinéia
Protesto de moradores da Divinéia (Morte de um morador por militares revolta Divinéia)

A morte de um homem identificado como Rafael Jorge Pereira, de 30 anos, gerou revolta e um grande protesto na região da Divinéia, em São Luís na tarde de ontem. Os moradores alegaram que a vítima foi executada por policiais militares durante uma abordagem. Já os PMs afirmaram que o homem reagiu a uma abordagem e, por isso, foi alvejado, vindo a óbito.

O caso aconteceu durante a madrugada de ontem. De acordo com Ednólia Soeiro, mulher da vítima, Rafael Jorge estava vindo de um arraial na Vila Luizão na companhia de alguns amigos. Quando eles estavam próximos de casa, foram abordados por policias que estavam fazendo blitz na região.

“Assim que os policiais anunciaram a abordagem foram logo chamando de bandido, vagabundo e traficante, mas ele não era nada disso”, disse Ednólia Soeiro, esposa da vítima. Ela contou também que os policiais jogaram Rafael Jorge no chão e dispararam três tiros contra ele, ocasionando a sua morte.

Ednólia Soeiro disse também que essas informações foram repassadas à ela por um dos amigos de Rafael Jorge que estava com ele e presenciou toda a cena, inclusive registrado todo oocorrido em seu celular. Já a Polícia Militar alega que o homem reagiu à abordagem, inclusive tentado pegar a arma de um dos PMs, e por essa razão foi alvejado.

Manifestação
A morte de Rafael Jorge gerou uma grande revolta na comunidade. Quem o conhecia afirmou que ele não tinha qualquer passagem pela polícia e nunca havia se metido em qualquer tipo de confusão. Além da esposa, ele deixa um filho de um ano de idade.

Por causa do crime, os moradores realizaram um protesto na tarde de ontem e interditaram à Avenida dos Holandeses, próximo a entrada dos bairros Vila Luizão e Sol e Mar. Eles construíram barricadas com pneus e galhos de árvores e atearam fogo, interrompendo o fluxo de veículos.

Militares da Unidade de Segurança Comunitária (USC), da Tropa de Choque e de outras unidades foram ao local para desobstruir a via. Houve um confronto entre os moradores e os policias, resultando na desobstrução da pista. Em seguida, os moradores realizaram novas interdições dentro da Divinéia e no local novamente foi registrado confronto com os policiais militares. Logo após a desobstrução das vias, a polícia permaneceu no local para evitar que novas ocorrências dessa natureza fossem registradas.

Posicionamento
Em nota,a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) informou que ontem a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) realizou uma ação preventiva do bairro do Sol Mar, na Avenida Sol Nascente, acompanhando uma manifestação de moradores.

Durante a manifestação, houve interdição da avenida, bem como da Avenida dos Holandeses. De acordo com a secretaria, algumas pessoas atacaram um veículo de transporte coletivo e soltaram rojões contra a viatura da PM, momento em que foi necessária a intervenção policial. Nesta ação, uma pessoa foi detida e apresentada no Plantão Central do Cohatrac. A avenida foi liberada para restabelecer o tráfego de veículos.

No que diz respeito à morte registrada durante a madrugada, a SSP informou que o caso será investigado pela Delegacia de Homicídios. De acordo com a PM, as circunstâncias em que o episódio aconteceu estão sendo apuradas em uma sindicância.
A Polícia Militar informou ainda que denúncias que envolvam a conduta de profissionais do Sistema de Segurança Pública devem ser feitas, diretamente, na Corregedoria da Secretaria de Segurança Pública, que funciona na sede do órgão, na Vila Palmeira. O Comando-Geral da PM ressaltou que repudia qualquer atitude que viole o respeito à dignidade humana. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.