Capacitação

Radialistas comunitários participam de projeto de extensão

No Maranhão existem atualmente 166 rádios comunitárias autorizadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); no Brasil, as rádios comunitárias representam cerca de 45% do total de rádios do país

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Radialistas que atuam em rádios comunitários participam de capacitação
Radialistas que atuam em rádios comunitários participam de capacitação (radialistas comunitários )

Radialistas comunitários de São Luís estão participando de uma capacitação voltada especialmente a esse público por meio de um projeto de extensão da Faculdade Estácio. No curso, que se encerrará no início de julho, estão sendo abordados temas como a legislação do rádio além das aulas práticas em estúdio.

Como parte das ações de extensão da Faculdade Estácio de São Luís, a instituição desenvolve o Projeto de Extensão Capacitação para Radialistas Comunitários, que tem como público-alvo quem atua nas áreas de produção, locução e apresentação de programas. O projeto que conta com a parceria da Associação Brasileira das Rádios Comunitárias (Abraço) é gratuito e tem duração de quatro meses, com carga horária de 30 horas.

As aulas acontecem aos sábados. As aulas se dividem em duas partes. No conteúdo teórico, são abordados conceitos ligados a rádio como o que é entrevista, roteiro, script, discussões sobre a rádio digital. Mas eles também têm praticado muito fazendo campanhas, spots, matérias com material das próprias rádios deles que editamos aqui e eles levam de volta.

Compartilhamento

Segundo o coordenador do projeto e professor do curso de Jornalismo da faculdade, Paulo Pellegrini, o projeto nasceu de uma necessidade da instituição de promover mais projetos de extensão que abrangessem a comunidade, especialmente no Centro. No jornalismo, foi escolhido como área de atuação a necessidade dos radialistas de São Luís.

“Muitos alunos são radialistas há muito tempo. Alguns, inclusive, são fundadores das rádios. Eles fazem rádio de uma forma muito empírica. Muitas vezes, não conhecem a própria legislação das rádios comunitárias e sentem a necessidade de ter essa reciclagem. Eles têm essa necessidade de ter um acompanhamento técnico, profissional e um certificado de que fazem rádio. Então, as duas necessidades se juntaram, a da faculdade e dos radialistas”, explicou Paulo Pellegrini.

Para quem está participando do curso, a capacitação é uma grande oportunidade de oferecer um produto final cada vez melhor às comunidades onde as rádios estão inseridas. “Aprendemos muita coisa. Estamos levando para as nossas comunidades o conhecimento que a gente não tinha. Estamos saindo daqui enriquecidos com tantas informações sobre essa modalidade de comunicação”, afirmou José Maria Machado Coelho, da Rádio Cidade de Icatu.

Para Luís Augusto da Silva Nascimento, coordenador geral da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), o curso está proporcionando uma grande conquista para os profissionais: firmar sua identidade como radialistas. “Hoje, as rádios comunitárias estão crescendo e assumindo seu papel diante da necessidade de uma comunicação alternativa. Com esse curso, vamos garantir essa identidade que muitas vezes não é reconhecida”, declarou.

Mais

As rádios comunitárias são um dos três tipos de rádios cuja atuação é permitida m território nacional. Elas consistem espaços democráticos de comunicação para pequenas comunidades, levando a elas informação, cultura, lazer e entretenimento. No Brasil, hoje as rádios comunitárias já respondem por cerca de 45% do total de rádios do país

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.