Oficina Sebrae

Sebrae realiza 20ª OSE no município de Barreirinhas

Mais de 430 pessoas se inscreveram no evento, que visa difundir a cultura empreendedora de maneira diferenciada; oficina se encerra hoje na quadra Valdir Soares, localizada no Centro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
A temática do empreendedorismo atrai centenas de pessoas para participar de mais uma capacitação em massas do Sebrae
A temática do empreendedorismo atrai centenas de pessoas para participar de mais uma capacitação em massas do Sebrae (A temática)

Barreirinhas - Mais uma edição da Oficina Sebrae de Empreendedorismo (OSE) atrai centenas de interessados pela temática no Maranhão. Dessa vez, a cidade de Barreirinhas recebe a equipe de facilitadores dessa metodologia do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que, no município, inscreveu 437 pessoas e desde segunda-feira, 20, está repercutindo e fazendo ressoar os conceitos de empreendedorismo entre os participantes, no espaço montado na quadra Valdir Soares, no Centro.

Além de difundir a cultura empreendedora de uma maneira diferenciada, a OSE estimula o participante a acreditar no seu potencial por meio de comportamentos, habilidades e competências e desperta o seu entendimento para o processo de gestão de negócios com foco no sucesso, a partir de vivências empreendedoras.

“É interesse observar os participantes no primeiro dia da capacitação e no último. A mudança é visível, porque eles passam a experimentar, durante uma semana, todos esses novos conceitos e seu comportamento muda, passando a ser mais observadores para as oportunidades de negócios ao seu redor”, destaca o diretor técnico do Sebrae estadual, José Morais, que acompanhou a abertura da OSE em Barreirinhas.

A oficina é uma metodologia criada pelo Sebrae do Acre, multiplicada aos demais estados. No Maranhão é realizada desde o final de 2012.

Até hoje os participantes estarão divididos em 10 turmas espelhadas (de frente para a outra), recebendo a capacitação durante a noite de maneira sincronizada. No período da manhã e da tarde acontecem palestras abertas ao público e as consultorias agendadas, com os consultores indo até o empreendedor, prestando orientações customizadas e de acordo com as necessidades demandadas.

Poder público

Para realizar a OSE, o Sebrae sempre busca a parceria do poder público municipal e, em Barreirinhas, onde o relacionamento com a Prefeitura Municipal é estreito devido às ações voltadas ao desenvolvimento da Rota das Emoções, a articulação para a realização da capacitação em massa foi além das expectativas, com palestras também voltadas aos servidores municipais, entre elas as de Atendimento Humanizado na Saúde e na Educação.

“O Sebrae é parceiro de Barreirinhas e não poderíamos ficar de fora de uma ação tão importante. Como poder público, buscamos justamente isso: despertar as pessoas para o empreendedorismo, aproveitando as nossas potencialidades produtivas, principalmente as voltadas à cadeia do turismo, para que montem um negócio, gerem mais trabalho e renda ou, ainda, melhorem a qualidade dos serviços e produtos que já oferecem ao público”, defende o prefeito Léo Costa (PDT).

O gestor acrescenta que com a parceria do Sebrae a busca pela qualidade será contínua e essa característica em empreendimentos de uma cidade turística como Barreirinhas é essencial para desencadear um processo de desenvolvimento sem volta.

Mais

Oficinas e os resultados

A Oficina Sebrae de Empreendedorismo (OSE) coleciona resultados positivos, pois ajuda o empreendedor a identificar falhas e buscar soluções e estratégias que melhorem o negócio. Além disso, durante a oficina, o participante tem acesso a outros serviços, como palestras e formalizações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.