Mundo Maker

Carolina sedia a Expedição Mundo Maker Pará

A cidade é a terceira parada do caminhão adaptado, que passará por oito estados, 14 localidades e tem a intenção de atender cerca de 2.500 alunos de instituições públicas, além de 400 professores

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
O caminhão adaptado da Expedição Mundo Maker que está em Carolina, no Sul do Maranhão
O caminhão adaptado da Expedição Mundo Maker que está em Carolina, no Sul do Maranhão (O caminhão)

Carolina - A cidade de Carolina estará sediando até amanhã a Expedição Mundo Maker Pará, que leva à instituições públicas de ensino o universo maker sobre rodas, equipado com material e ferramentas diversas que vão de fita crepe e placas de acrílico a impressora 3D, cortadora a laser e wi-fi.

A expedição oferecerá às comunidades visitadas a possibilidade de ter contato com a prática da aprendizagem criativa: baseada em projetos significativos para os jovens, levando em consideração o diálogo entre os pares, sem deixar de lado o aspecto lúdico da exploração.

O caminhão chegou desde o dia 22 e na programação consta a passagem pelo Instituto Batista de Carolina; Colégio Santa Cruz e Centro de Ensino Médio Luzia Aires Maranhão (Cemlam).

Carolina é a terceira parada do caminhão, que passará ao todo por oito estados, 14 localidades e tem a intenção de atender cerca de 2.500 alunos de instituições públicas, além de 400 professores.

Até o dia 27 de agosto, instituições de ensino de diferentes estados brasileiros receberão a visita do caminhão. A visita não implica em custos para as escolas, já que têm o apoio do Programaê!, uma ação da Fundação Lemann e da Fundação Telefônica Vivo, da WorldQuant Foundation e apoio técnico do MIT Media Lab.

Atividades

Entre as atividades propostas na expedição, os participantes poderão aprender a programar com o scratch, ferramenta que oferece uma opção off-line, podendo ser utilizada até mesmo em localidades sem acesso à internet. O Mundo Maker costuma, como primeiro passo, promover uma associação entre o mundo físico e o digital, criando as ordens da programação em papel e encenando-as em um teatro.

Assim, as crianças têm um primeiro contato com algoritmos e entendem facilmente como funcionam os comandos. Após esta etapa, elas usam o computador para criar projetos diversos, que podem ir de placares para jogos a músicas com os efeitos sonoros da plataforma.

O Ozobot, um robô inteligente, será outra atração da caravana. Com o objetivo de ensinar programação, o robô segue trajetos programados por meio de códigos de cores. A atividade também é offline, introduz conceitos da lógica da programação e costuma ser um sucesso com todas as faixas etárias.

Além disso, os mediadores da expedição demonstrarão que é possível usar sistemas sofisticados de maneiras simples e lúdicas, como por exemplo ao criar teatros de bonecos totalmente programados com o arduino, uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única.

Dinâmica

Todas as atividades seguem uma dinâmica orgânica, e serão feitas com diferentes grupos: estudantes, professores e público em geral. O objetivo principal é fomentar a aprendizagem criativa, o empreendedorismo, e mostrar as possibilidades de construção de coisas reais com o uso da tecnologia. Além disso, a expedição irá disseminar a cultura Maker, plantando sementinhas da cooperação e cultura “mão na massa” por onde passar.

O Universo Maker e o Do It Yourself, além de estarem em alta no mundo inteiro, podem mudar as perspectivas de uma cidade e de uma geração de pessoas que será estimulada a usar mais a criatividade, a usar o sistema educacional de uma maneira diferente, aprender a resolver problemas sem medo de errar, entre outros detalhes muito importantes para o momento de evolução que vivemos mundialmente.

A iniciativa é do MundoMaker, espaço de educação focada na cultura “mão na massa”, e que tem programação, design, eletrônica e artes como vetores para transformar a educação.

O projeto da caravana surgiu a partir do convite para que o MundoMaker participasse do encontro IDDS Amazon, iniciativa do MIT (Massachusets Institute of Technology) que acontecerá em Boa Vista do Acará, no Pará, de 4 a 17 de julho.

Oportunidades

Durante o encontro, a equipe participará da co-criação de soluções sustentáveis para problemas socioeconômicos levantados pelas comunidades ribeirinhas locais.

Pensando em como aproveitar melhor essa oportunidade, o MundoMaker decidiu visitar instituições de ensino durante o percurso de São Paulo ao Pará, subindo pelo interior do país e voltando pelos estados da costa.

Mais

Sobre a Mundo Maker

O MundoMaker é um espaço de aprendizagem criativa que proporciona experiências para que crianças, jovens e adultos despertem seus potenciais criativos e empreendedores, por meio de atividades práticas que envolvem o aprendizado, o fazer com as próprias mãos e a utilização de tecnologias digitais, como programação, eletrônica e robótica.

Sobre o Programaê!

Uma iniciativa da Fundação Lemann e da Fundação Telefônica Vivo, desde 2014, foi criado para mostrar que todos podem construir e se expressar por meio da tecnologia. O site do Programaê! oferece um cardápio de recursos, baseado no interesse do usuário. Todos os recursos são gratuitos, em português e muitos não exigem nenhum conhecimento prévio.

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