Reconhecimento

Arcebispo de São Luís recebe título de Cidadão Maranhense

O evento ocorreu ontem na Assembleia Legislativa; título foi um reconhecimento ao trabalho realizado pelo religioso na Igreja Católica da capital maranhense

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
(Deputado Sousa Neto com dom José Belisário, que exibe honraria)

Durante ato solene realizado na tarde de ontem na Assembleia Legislativa do Maranhão, em São Luís, o arcebispo metropolitano dom José Belisário da Silva recebeu o título de Cidadão Maranhense. O título é um reconhecimento ao trabalho realizado pelo religioso junto à comunidade da Igreja Católica da capital maranhense.

A honraria foi proposta pelo deputado estadual Sousa Neto (Pros). O evento reuniu deputados estaduais, membros do clérigo local, além de outras autoridades de diversos seguimentos da sociedade.

Durante a sessão, Sousa Neto falou da alegria em ter proposto o título a dom Belisário à Assembleia, que o aprovou por unanimidade. “Trazendo o lema de vida de dom Belisário “como se visse o invisível”, retirado da Carta aos Hebreus, e aceitando os desígnios de Deus, ocorre de um bispo da Ordem Franciscana receber um título proposto por um chamado Francisco, e com o papa Francisco à frente da Igreja Católica”, disse o deputado, destacando em seu discurso as qualidades e todo o merecimento de dom Belisário ao título de Cidadão Maranhense.

A todos, dom Belisário disse agradecer, de coração, o título. “É um gesto de delicadeza e bondade a mim, feito pela Assembleia, especialmente pelo deputado Sousa Neto”, destacou o arcebispo, que fez um discurso lembrando que “memória e esperança caminham sempre juntas”.

“Olhar para o passado e para o futuro é o que aprendemos. E é assim que devemos seguir”, observou ele, destacando para reflexão a diferença de mundos entre os que têm muito e os que nada têm. Ele ressaltou que, ao longo dos anos, essa diferença tem diminuído.

Vida

Dom Belisário é mineiro e nasceu em Carmópolis no ano de em 1945. Ele está na arquidiocese desde 1999, quando foi nomeado por São João Paulo II bispo de Bacabal, diocese que permaneceu como administrador até 21 de novembro de 2005, data que recebeu do papa emérito Bento XVI a nomeação para o episcopado na Arquidiocese de São Luís onde permanece até os dias atuais.

O arcebispo já foi vice presidente da CNBB, quando eleito para o quadriênio 2011-2015, e no ano passado foi eleito segundo vice-presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam). Em outra oportunidade, na Câmara Municipal de São Luís, dom José Belisário recebeu o título de “Cidadão Ludovicense” pelo Vereador Ivaldo Rodrigues, em 18 de março de 2015.

Mais

Título de Cidadania é dado a pessoas de reconhecida importância para o município ou estado, proposto pela Câmara Municipal ou Assembleia Legislativa por vereador ou deputado estadual, respectivamente, membros das casas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.