Capacitação

Pequenos produtores são capacitados pelo Senar

Formandos de Rosário e Santa Rita receberam o certificado do superintendente Figueiredo, que incentiva investimento nas unidades produtivas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Grupo de produtores de Jiquiri, em Santa Rita, exibem o certificado do Curso de Horticultura Orgânica
Grupo de produtores de Jiquiri, em Santa Rita, exibem o certificado do Curso de Horticultura Orgânica (Grupo)

Santa Rita - Vinte produtores rurais de Santa Rita e Rosário receberam certificado do Curso de Horticultura Orgânica ministrado por pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por intermédio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O evento ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santa Rita (STTR), articulador da capacitação que foi realizada no povoado Jiquiri, desde 2015. O superintendente do Senar, Luiz Figueiredo esteve presente ao evento e entregou o certificado aos formandos.

Raimundo Inocêncio Saminez é produtor rural e tem como principal atividade a criação de peixe (piscicultura), cultivo de arroz, milho e mandioca. Ele fornece os seus produtos ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do seu município.

O produtor explicou que foi com a produção rural que criou e educou seus seis filhos, construiu sua casa e planeja a aquisição de um veículo para a exploração de novas frentes de trabalho.

“O curso do Senar é muito bom. Uma das preocupações do produtor rural é receber mais conhecimento e incentivo para aplicar na sua produção”, disse Saminez, em apoio às políticas da entidade parceira do Senar, que já programa a oferta dos cursos de Bordados e Congêneres e Operador de Tratores, ambos bastante requisitados pelos moradores.

Para a secretária de Políticas Sociais do Sindicato, Aristélia Sousa Martins, as qualificações empreendidas pelo Senar tem respaldo junto aos pequenos produtores de seu município. “A gente sente a necessidade de mais conhecimento. Por isso é que já estamos nos planejando para atendermos o nosso público com novos cursos”, destacou.

Olericultura

Já em Rosário, produtores de São Simão, São Miguel e Riacho Seco recebem qualificação da instrutora Maria do Rosário de Jesus Sousa em ‘Olericultura Básica’. A promoção é do Senar via Pronatec, requisitado ao Sindicato dos Produtores Rurais de Rosário pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Rosário, (STTR).

Luiz Figueiredo acompanhado do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Rosário, Raimundo Nonato Silva de Sousa e da tesoureira Luany Feitosa Tavares falaram aos participantes da importância da capacitação para os produtores e do papel do Senar para o setor rural durante aula.

O curso de Olericultura Básica vai criar dinâmica na oferta de hortaliças nas feiras locais, permitindo ao agricultor melhorias na renda familiar e ampliação das fontes de receita da pequena unidade produtiva.

“Precisamos de entidades como o Senar, de parcerias sérias, que possam trazer, de fato, conhecimento a quem precisa”, disse o presidente do STTR de Rosário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.