Honraria

Arcebispo de São Luís receberá título de Cidadão Maranhense hoje

Ato solene acontecerá às 11h no plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão e marcará a consagração de um dos homens mais respeitados da Arquidiocese da cidade.

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

O arcebispo metropolitano de São Luís, dom José Belisário da Silva, receberá hoje – em ato solene realizado no plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão (AL), a partir das 11h – o título de Cidadão Maranhense. A honraria foi proposta pelo deputado estadual Sousa Neto (Pros).

De acordo com a assessoria da Arquidiocese de São Luís, a sessão especial será presidida pelo presidente da Casa, deputado Humberto Coutinho (PDT). O evento consolidará uma das carreiras mais bem-sucedidas de um dos representantes da Igreja Católica na capital maranhense.

Dom Belisário disse ontem a O Estado que se sente muito alegre pelo reconhecimento. “ Conheci o Maranhão por meio da missão religiosa. Hoje eu amo este estado, finquei raízes por aqui e não pretendo deixá-lo. Agradeço a todos os envolvidos na elaboração deste título”, disse.

O arcebispo também fez referência ao seu estado, Minas Gerais. “ Digamos que a minha outra terra, a mineira, fica no meio termo, entre o Sudeste e o Nordeste. Com características fortes de todos os lados. amo Minas e amo o meu Maranhão”, afirmou.

Nascido na cidade mineira de em Carmópolis, em 4 de agosto de 1945, dom Belisário iniciou a vida cristã no dia 1º de fevereiro de 1963, quando se incorporou aos ideais franciscanos. Em 1964, dom Belisário fez os primeiros votos religiosos. Em 1969, foi ordenado presbítero na cidade onde nasceu.

Atividades

Depois de concluir o curso de Teologia no Instituto Central de Filosofia e Teologia da Universidade Católica de Minas Gerais, ele exerceu diversas atividades a partir da década de 1970, dentre elas, foi reitor e professor de disciplinas em nível de 2º grau no Ginásio e Seminário Seráfico Santo Antônio, em Santos Dumont (MG), entre 1974 e 1980; mestre de Frades de Profissão Temporária em Betim (1983) e administrador e professor no Postulantado Franciscano da Cruz de São Damião, em São João del Rei (1997-1999).

Em 1999, dom Belisário foi nomeado bispo da cidade maranhense de Bacabal, iniciando sua trajetória no estado. Em 21 de setembro de 2005, dom Belisário foi nomeado arcebispo de São Luís, tomando posse no cargo no dia 19 de novembro do mesmo ano. Depois, foi eleito vice-presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cargo que ocupou entre 2011 e 2015.

Ano passado, dom Belisário recebeu o título de Cidadão Ludovicense, por iniciativa do vereador Ivaldo Rodrigues (PDT). Ainda em 2015, foi eleito vice-presidente do Conselho Episcopal Latino Americano.

Frase

“ Conheci o Maranhão por meio da missão religiosa. Hoje eu amo este estado, finquei raízes por aqui e não pretendo deixá-lo. Agradeço a todos os envolvidos na elaboração deste título”

Dom José Belisário da Silva

Arcebispo metropolitano de São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.