Trânsito

Sinalização de trânsito próximo de escolas não está funcionando

Problema pode ser visto nas avenidas dos Africanos e Ferreira Gullar, onde estão localizadas unidades de ensino; situação oferece riscos para pedestres

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

[e-s001]Semáforos localizados perto de áreas escolares em São Luís estão sem funcionar há vários dias. A situação, além de oferecer riscos para a comunidade escolar, deixa o trânsito perigoso no trecho e aumenta a possibilidade de acidentes.

Um desses semáforos fica localizado em frente à Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco, localizada na Avenida dos Africanos. O conjunto semafórico desligado no trecho já foi denunciado várias vezes por O Estado, mas até o momento o problema não foi resolvido.

No local, o fluxo de veículos é intenso durante todo o dia. Para evitar acidentes de trânsito, foram instalados também fotossensores para evitar que os motoristas excedam os limites de velocidade ou desrespeitem o sinal vermelho. No entanto, o equipamento também está com problemas.

Para atravessar a pista, os alunos e outros pedestres têm de esperar muito tempo na calçada ou no canteiro central da via. E quando conseguem têm de passar pela via correndo para não serem atingidos por veículos. Em outros casos, alguns condutores param o seus veículos na faixa de pedestres para dar preferência para a passagem das pessoas.

[e-s001]Situação comum também pode ser observada na Avenida Ferreira Gullar. Em frente à Unidade de Educação Básica (UEB) Criança Feliz, no bairro da Ilhinha, um conjunto semafórico foi desativado há vários anos. Desde então, a travessia dos estudantes em frente à escola ficou arriscada por causa dos carros que trafegam em alta velocidade pelo trecho.

O Estado entrou em contato com a Prefeitura de São Luís sobre esses problemas, mas até o fechamento desta página nenhuma resposta foi obtida.

SAIBA MAIS

O Departamento Nacional de Trânsito (Detran) recomenda que as áreas de trânsito próximas de escolas, em meios urbanos e rurais, estejam devidamente sinalizadas, levando em consideração o fluxo de veículos que trafegam pela região e a localização das unidades de ensino, para evitar que acidentes sejam registrados. Semáforos, placas de sinalização e faixa de pedestres devem ser colocados levando
em consideração as especificidades de cada ambiente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.