Vistoria

Comissão de deputados vistoria aeroporto de SL

Deputados cobraram da Infraero explicações a respeito da pane elétrica que ocorreu no último fim de semana, ocasionando o cancelamento de voos na capital

marco Aurélio D'Eça - editor de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

A Comissão de Obras da Assembleia Legislativa do Maranhão vistoriou ontem o Aeroporto Marechal Cunha Machado, de São Luís. No último fim de semana, as operações no terminal foram suspensas depois de um curto-circuito ter provocou pane e incêndio em uma das áreas do aeroporto. A vistoria, que estava agendada para quinta-feira (23) foi antecipada a pedido da Infraero.

“Fomos informados pela Infraero da necessidade de fazermos essa vistoria hoje ao invés de quinta-feira, o que para nós da Comissão de Obras foi até melhor, visto que é preciso esclarecer o que aconteceu no aeroporto e as providências tomadas para minimizar os transtornos aos passageiros”, disse o deputado Eduardo Braide (PMN), autor do requerimento que solicitou a vistoria.

Ainda na nova área de embarque, os deputados Levi Pontes (SD), Sérgio Frota (PSDB), Sousa Neto (PROS), Rafael Leitoa (PDT), Zé Inácio (PT), além de Eduardo Braide, questionaram os representantes da Infraero sobre a pane que interrompeu os serviços do aeroporto.

“Tivemos sete voos cancelados e muita gente sem resposta sobre o que estava acontecendo. E quando procuravam informações, eram orientados a ligar para a Infraero em Brasília. Porque não temos uma central aqui no aeroporto para atender mais rapidamente os passageiros?”, questionou Braide, reforçando que é preciso estabelecer um plano de contingência para situações de emergência como essa.

Falha - Sobre o problema, a Infraero reconheceu a falha e disse que uma comissão interna acompanha o caso.

O deputado Sérgio Frota também questionou o que teria ocasionado a pane elétrica que causou o apagão. “A estrutura elétrica não estaria sobrecarregada e, por isso, ocorreu o apagão? Dentro da ampliação essa adequação elétrica também está inserida?”, perguntou.

A Infraero disse que a pane foi exatamente na ligação da carga de energia elétrica fornecida pela Cemar com a base de geradores, com uma explosão que acabou afetando os painéis de comando. Os equipamentos já foram trocados, mas estão funcionando de forma provisória. Segundo a Infraero, um novo quadro de energia será instalado no aeroporto, com nova tecnologia.

Outra área vistoriada foi a de desembarque, que já está com esteiras instaladas, mas ainda não foi concluída. O deputado Eduardo Braide voltou a questionar os prazos para entrega. “Quando estivemos aqui no dia 26 de abril, fomos informados que a entrega contratual seria feita 30 dias depois, ou seja, no dia 26 de maio. Percebemos que as obras ainda não estão prontas. O que houve para mais esse atraso?”, indagou o parlamentar.

Os representantes da Infraero esclareceram que houve atraso em repasses, mas que a situação já foi normalizada e que as obras de ampliação já têm data para serem entregues. A nova área de desembarque vai ser entregue em até 30 dias e a de embarque até o mês de agosto. Também de acordo com a Infraero, a ANAC, paralelamente já está fazendo a vistoria para que a obra de ampliação do aeroporto seja homologada e, de fato, entregue à população.

Mais

Com as obras de ampliação do aeroporto de São Luís, a capacidade atendimento passará de 3,4 milhões para 5,9 milhões por ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.