Controle

Justiça dos EUA mantém proibição a armas semiautomáticas em 2 estados

Suprema Corte negou recurso contra restrição em Nova York e Connecticut; defensores de armas queriam liberação nos dois estados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

Washington - A Suprema Corte dos Estados Unidos manteve ontem as leis de controle de armas nos Estados de Nova York e Connecticut, que proíbem as armas de assalto como a usada no massacre da semana passada em uma casa noturna de Orlando, rejeitando o questionamento de defensores do direito a armas.

A decisão ressaltou a relutância da Corte de se inserir no debate nacional sobre o controle de armas. Os juízes da Suprema Corte não tomam uma grande decisão sobre os direitos de armas desde 2010.

Recurso

Os juízes se recusaram a aceitar o recurso contra a decisão de outubro de uma corte de apelação de segunda instância de Nova York, que manteve as leis estaduais que proíbem armas semiautomáticas e com grande capacidade de armazenamento de munição.

As leis de Nova York e Connecticut, entre as mais rígidas do país, foram promulgadas depois que um atirador com um rifle semiautomático matou 20 crianças e seis educadores em 2012 na Sandy Hook Elementary School, em Newtown, Connecticut.

Os defensores das armas entraram com recurso alegando que as leis estaduais violam o direito a armas assegurado na Constituição norte-americana. A Corte rejeitou o recurso sem comentários ou votação nominal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.