Abandono

Praças no Renascença estão abandonadas

As praças Padre Jocy Rodrigues e a do Viva Renascença estão sendo penalizadas pelo descaso do poder público municipal, responsável pela conservação desses logradouros

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

[e-s001]Praças no bairro Renascença, em São Luís, estão abandonadas e a cada dia se deteriorando por causa da ação do tempo e falta de conservação. Esses locais deveriam ser espaços para o passeio público, mas as atuais condições dela afastam as pessoas.

Uma delas é a Praça Padre Jocy Rodrigues, localizada na Rua dos Ipês. O espaço foi reformado e entregue para a população no ano de 2008, ainda na gestão do ex prefeito Tadeu Palácio. O logradouro levou esse nome em homenagem póstuma ao sacerdote por seus trabalhos pastorais na cidade.

A área da praça é de aproximadamente 4.570 metros quadrados e teve seu projeto de reforma desenvolvido pelo Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), com recursos provenientes da Lei de Operações Urbanas, gerenciados pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh).

Durante a reforma, ainda no ano de 2008, espaço recebeu serviços de pavimentação, ciclovia, construção de canteiros iluminação, jardinamento e arborização. Foram construídas rampas para os deficientes físicos e piso tátil de alerta para deficientes visuais. Também instalou-se bancos, lixeiras, brinquedos e equipamento para alongamento.

Mas atualmente nenhum desses melhoramentos é visto na praça. O local está sujo, abandonado e com grama, sinal de que há muito tempo os serviços de conservação não sei feitos no logradouro. Alguns bancos da praça também estão quebrados.

Outra praça do bairro que também está sendo penalizada com o descaso do poder público municipal é aquela onde situa-se o Viva do Renascença. No local costumava-se realizar diversos eventos, mas há tempos nenhuma atividade é realizada no logradouro.

O espaço está coberto de mato em vários pontos. Além disso, alguns dos bancos estão quebrados e o piso da praça apresenta rachaduras em diversos pontos. Em alguns trechos ele já não mais existe. Em alguns locais o lixo está acumulado no chão, pois as lixeiras já estão cheias de dejetos.

SAIBA MAIS

Conforme dispõe a Lei nº 4.669, de 11 de outubro de 2006, que trata sobre o Plano Diretor do Município de São Luís, as praças, áreas verdes e espaços livres em geral devem ser alvos de ações estratégicas do poder público municipal para a revitalização e conservação desses locais. Porém, isso não é feito e o que se observa são esses locais, que deveriam ser pontos turísticos, sendo gradativamente destruídos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.