Ataque em Orlando

EUA vão liberar transcrições parciais de ligações de atirador

Transcrições de três conversas telefônicas entre o atirador morto Omar Mateen, que matou 49 pessoas, e os policiais serão divulgadas amanhã

Reuters

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Omar Mateen matou 49 pessoas em boate, nos Estados Unidos
Omar Mateen matou 49 pessoas em boate, nos Estados Unidos (atirador )

WASHINGTON - Autoridades dos Estados Unidos vão divulgar amanhã (20) as transcrições parciais de três conversas telefônicas com a polícia do homem que matou 49 pessoas em uma boate gay na Flórida na semana passada, realizadas enquanto o massacre se desenrolava, informou hoje a procuradora-geral dos EUA, Loretta Lynch.

A procuradora-geral, que participou do programa da CNN "State of the Union", disse que o incidente em Orlando foi "um ato de terror e um ato de ódio", mas ela se recusou a dizer quais os processos podem ser apresentados nem quem pode ser processado neste caso.

As transcrições das conversas entre o atirador morto Omar Mateen e os policiais irão “falar sobre o que ele disse aos policiais em solo enquanto os eventos ocorriam”, disse Lynch.

"Como já dissemos antes, ele falou sobre suas promessas de fidelidade a um grupo terrorista. Ele falou sobre suas motivações que reivindicava quando cometia seu ato terrível", disse a procuradora-geral.

Lynch afirmou, entretanto, que as transcrições seriam editadas para "evitar vitimar novamente aqueles que passaram por este horror, mas ele irá conter a substância de suas conversas."

Ela também disse que iria a Orlando na terça-feira para conversar com investigadores e atender sobreviventes do pior tiroteio da história norte-americana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.