Alagamentos

Moradores do Santa Clara reclamam de obras de drenagem

Chuva que caiu no dia 16 inundou várias ruas e até casas em vias onde estão sendo realizadas obras

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

Moradores de várias ruas do bairro Santa Clara reclamam de obras que estão sendo realizadas pela Prefeitura de São Luís. As pessoas afirmam que os serviços estão sendo realizados lentamente, e eles continuam sofrendo com os transtornos causados pelas chuvas.

Como tem sido divulgado em boletins oficiais pela Prefeitura de São Luís, o bairro Santa Clara é um dos que estão recebendo obras de drenagem profunda. Os projetos de construção dos sistemas de drenagem nesses locais fazem parte do pacote de obras executadas que visam dar uma solução definitiva aos problemas de alagamentos no período chuvoso.

No Santa Clara, a obra de drenagem tem aproximadamente 600 metros de extensão. A rede subterrânea de escoamento da água pluvial está sendo construída ao longo de diversas vias do bairro, como nas ruas Nossa Senhora Aparecida, São Francisco e Lucy Sarney, entre outras que há décadas sofrem os transtornos provocados pelas enxurradas.

No entanto, diferentemente do que é divulgado ao resto da população, os moradores do bairro continuam sofrendo com os alagamentos, porque as obras andam a passos lentos ou por causa de serviços malfeitos. Foi isso o que aconteceu no dia 16.

Na Rua Nossa Senhora Aparecida, um grande volume de água da chuva não conseguia escoar e alagou residências da parte mais baixa do bairro. Aurifran Morais, morador do bairro há 10 anos, lembra que a obra já completou um ano desde que foi autorizada. Vários problemas, como repasses de recursos, fizeram com que a obra fosse paralisada diversas vezes, deixando ainda mais longe o sonho da comunidade, que é não ter de enfrentar mais alagamentos.

Reparo
Na Rua Santa Terezinha, outra obra é alvo de reclamação dos moradores. O militar Moisés Rabelo Santos, morador da via há 25 anos, conta que o problema é antigo. A Prefeitura teria colocado os tubos no local há dois dias, e a primeira chuva depois da obra já mostrou como o serviço foi malfeito. Na manhã de ontem, operários trabalhavam no local refazendo a tubulação. “Primeiro, eles queriam colocar canos finos e não deixamos, mas reclamamos e trouxeram tubos grossos. Mas quando choveu a água passou por fora da tubulação”, lembrou Moisés Rabelo Santos.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou, em nota, que está realizando obras de construção do canal de escoamento de águas pluviais, com cerca de 1,3 km de extensão, partindo da Avenida São Jerônimo, no bairro Santa Bárbara, passando pelo Santa Clara, para dar fim aos alagamentos registrados naquela região, e frisou que, por se tratar de área com recorrência de inundações na época de chuvas, a pavimentação só poderá ser aplicada após a conclusão do serviço de drenagem.

Santa Clara sem drenagem

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.