Vistoria

Corpo de Bombeiros intensifica fiscalização em lojas de fogos

Vistoria é realizada regularmente pelo órgão, mas foi intensificada no período; segundo diretor do DAT, ação é rotineira, mas reforçada na temporada junina

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM) iniciou ontem uma operação de fiscalização em estabelecimentos e lojas que comercializam fogos de artifícios em São Luís. A ação tem como objetivo fiscalizar o cumprimento de cuidados e normas de segurança no acondicionamento desses produtos.

Equipes se deslocaram até a Rua Riachuelo, no João Paulo, e fizeram o trabalho de orientação e de vistoria das lojas, observando o cumprimento das regulamentações para uso e distribuição, conforme os cuidados e normas de segurança, estabelecidos no Código de segurança contra incêndio e pânico.

Observações
De acordo com o diretor do DAT, coronel Ernesto Luís França de Sousa, alguns dos itens que seriam observados eram a validade dos extintores de incêndio e o acondicionamento dos fogos no estoque e nas prateleiras. “Essa ação é de rotina, mas a intensificamos por causa do período junino, nas casas de fogos de artifício que comercializam esse tipo de produto, tanto para o comércio local, como para pessoas que querem brincar no São João. Estamos verificando se a loja está dentro da normalidade em relação ao acondicionamento e também se o documento expedido pelo Corpo de Bombeiros está dentro da validade”, explicou.

Para os donos de estabelecimentos do tipo, a ação é de grande importância, pois garante a segurança não só na própria loja, mas também dos comércios vizinhos. “Conservamos e mantemos tudo o que a autoridade pede, porque não tem como não manter as normas de segurança. O risco é grande”, afirmou Antônio Garcês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.