Sinalização

Vários conjuntos semafóricos em avenidas de São Luís apresentam problemas

Em locais de grande fluxo de veículos, estado precário de alguns semáforos preocupa; situação oferece riscos para motoristas e pedestres, com a possibilidade constante de acidentes nas vias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

[e-s001]Diversos conjuntos semafóricos espalhados pela malha viária de São Luís estão com problemas há vários dias e deixam o trânsito perigoso, sobretudo nas principais avenidas da cidade. Como consequência, é grande a possibilidade de serem registrados acidentes que podem deixar feridos ou mortos.
Na Avenida Daniel de La Touche, na via que fica no sentido Caratatiua/Maranhão Novo, o defeito em um conjunto semafórico está causando confusão para motoristas. No local, o semáforo que está suspenso frequentemente fica com a luz vermelha pagada. Já no aparelho que fica na lateral, o sinal verde não funciona.
Os semáforos ficam próximos ao local em que ocorreu o capotamento da viatura da Polícia Civil na segunda-feira, dia 13, conduzida por Walber de Jesus Conceição Santos, que morreu no local.
A pane no conjunto semafórico causa confusão nos motoristas que trafegam pelo local, principalmente para aqueles que estão seguindo pela faixa da esquerda. Quando o sinal fecha, uma árvore localizada próximo ao semáforo da lateral atrapalha a visão dos condutores que estão trafegando nessa faixa. Como consequência, eles avançam o sinal (já que o sinal acima, que deveria mostrar a luz vermelha, está com defeito) e aumentam a possibilidade de acidentes.

Casa de ferreiro...
Logo adiante, na mesma avenida, é possível observar uma situação curiosa. Em frente à sede da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), responsável pela gestão do trânsito na cidade, o conjunto semafórico não está funcionando, o que evidencia descaso do órgão. Os fotossensores que flagram se os motoristas desobedeceram ao sinal vermelho também estão inoperantes.
Ainda na Avenida Daniel de La Touche, outro conjunto semafórico apresenta defeito e está apagado. Na mesma via, a poucos metros de distância, três conjuntos com problemas técnicos deixam o trânsito confuso na avenida, que é uma das mais movimentadas da capital maranhense.

Mais defeitos
Na Avenida Jerônimo de Albuquerque, onde também é grande o fluxo diário de veículos, um semáforo defeituoso, localizado próximo a uma loja de materiais de construção, na área do Cohafuma, oferece riscos para condutores e pedestres que passam pelo ponto.
No local, os semáforos localizados nas duas vias da avenida estão apagados. O aparelho facilita a travessia das pessoas, mas, como o equipamento está quebrado, os pedestres têm de esperar muito para cruzar a pista.
[e-s001]Nesse conjunto, o equipamento localizado na avenida, no sentido Vinhais/Cohafuma, apresenta ainda mais problemas. A fiação do aparelho está exposta, as lâmpadas de LED estão quebradas, parte da cobertura metálica balança constantemente com o vento e está prestes a cair na pista, o que pode ocasionar um acidente mais grave, caso um veículo ou uma pessoa esteja passando no momento da queda do objeto.
As pessoas que passam pelo local reclamam da situação. “Nós ficamos esperando muito para um carro parar e nós podermos passar. Sem contar com o semáforo que está quase caindo em cima da nossa cabeça”, disse Ana Costa, moradora do bairro Vila Embratel.
Um pouco mais adiante, ainda na Jerônimo de Albuquerque, também há outro semáforo apagado.

Sem funcionar
Na Avenida dos Africanos, em frente à Fundação Bradesco, o conjunto semafórico da região não está funcionando. No local, também existe fotossenssor, para evitar que os motoristas excedam a velocidade ou não respeitem o sinal vermelho, mas o equipamento está quebrado. A operação correta desses equipamentos faz-se ainda mais necessária por causa de uma unidade de ensino situada nas proximidades.
A Prefeitura de São Luís foi procurada pela reportagem para se posicionar a respeito das panes nos conjuntos semafóricos mostrados por O Estado, mas até o fechamento desta página nenhuma resposta foi obtida.

SAIBA MAIS

No ano de 2014, a Prefeitura de São Luís instalou novas barreiras eletrônicas, fotossensores e radares para modernizar o sistema de sinalização e fiscalização eletrônica na capital. A troca foi necessária após diversas panes terem sido registrados nos conjuntos semafóricos, o que deixava o trânsito perigoso em vários pontos da cidade

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.