Greve continua da polícia civil

Policiais civis do MA mantêm efetivo de greve

Decisão foi tomada após assembleia realizada na noite de hoje no auditório da Secretaria de Segurança Pública. Nova proposta do Governo de reajuste de 20% foi negada.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
(Polícia Civil)

Os policiais civis decidiram, na noite de hoje (17), manter o efetivo de greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada após assembleia da categoria, realizada no auditório da sede da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP), na Vila Palmeira.

De acordo com os policiais, foi analisada uma proposta – que teria sido encaminhada pelo Governo do Maranhão – de aumento de 20% nos salários, com pagamento parcelado a partir de janeiro do ano que vem. A oferta de elevação nos salários foi recusada pelos policiais.

Segundo a categoria, a greve prosseguirá por tempo indeterminado, até que o Governo apresente uma nova sugestão de reajuste que atenda às necessidades dos trabalhadores. A greve dos policiais civis foi aprovada no dia 10 deste mês, após assembleia realizada pela categoria na sede da Associação Comercial do Maranhão, no Centro.

Devido à suspensão das atividades, serviços essenciais – como o registro de ocorrências nos plantões – permanecerão prejudicados. Apenas os casos mais graves deverão ser lançados no sistema da polícia.

Relembre

Ontem, 16, para iniciar oficialmente a suspensão das atividades, os policiais civis promoveram ato público em frente à sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP), na Vila Palmeira. No mesmo dia, o Governo do Maranhão – em contato com a direção do movimento – solicitou que os policiais civis suspendessem a greve, com a justificativa de que seria apresentada uma proposta que atenderia às exigências dos trabalhadores.

Outro lado

Em nota encaminhada a O Estado antes do desfecho da assembleia de hoje (17), o Governo do Maranhão – por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que “mantém diálogo com os policiais”. De acordo com o Governo, uma contraproposta foi apresentada “em assembleia” aos policiais na quinta-feira, 16. Ainda segundo o Governo, novas “reuniões” ocorrerão para que haja um “acordo satisfatório”.

Nota do Governo do Maranhão

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) reitera que mantém aberto o canal de diálogo com os policiais civis, tendo sido apresentada uma contraproposta à categoria, assegurando avanços importantes.

A contraproposta foi apresentada em assembleia, na manhã desta quinta-feira (16). Estão previstas ainda, novas reuniões para que um acordo satisfatório seja firmado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.