Aniversário

Polícia Militar realiza solenidade alusiva aos seus 180 anos

Durante o evento será entregue a maior comenda da corporação, Medalha Brigadeiro Falcão, destinada às autoridades civis e militares que prestaram relevantes serviços a PMMA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

A Polícia Militar realiza hoje solenidade alusiva aos seus 180 anos, a cerimônia acontecerá no Quartel do Comando Geral, bairro do Calhau, às 18 horas. Durante o evento será entregue a maior comenda da corporação, Medalha Brigadeiro Falcão, destinada às autoridades civis e militares que prestaram relevantes serviços a Polícia Militar (PM), contribuindo para a manutenção da ordem pública e promoção da cidadania.

Com o lema, “somos mais que segurança”, este ano a Polícia Militar do Maranhão comemora seus 180 anos de criação e realiza nos meses de junho e julho, uma extensa programação com eventos de atividades esportivas voltadas para o público em geral, dentre eles: o 3º Passeio Ciclístico da Cidadania que acontecerá no próximo domingo (19). As inscrições estão acontecendo no quartel do Comando Geral, de 13 a 16 de junho, das 8h às 12h, para participar basta doar 1kg de alimento não perecível.

Marcada por uma trajetória histórica iniciada na primeira metade do século XIX, através da Lei provincial nº 21, de 17 de junho de 1836, a briosa instituição visa com a programação de eventos, comemorar esta data especial junto à comunidade a que serve, com atividades sociais, culturais, esportivas, religiosas, educativas e solenidade militar, buscando valorizar o público interno e aproximar cada vez mais a corporação do cidadão maranhense.

HISTÓRICO
Ao longo dos seus 180 anos, a PMMA, como cumpridora de suas missões constitucionais,tem se consolidado como um dos sustentáculos do Estado Democrático de Direito, inspiradano mais absoluto respeito à vida, a integridade física e a dignidade da pessoa humana.

No âmbito de suas missões, desenvolve a filosofia do policiamento comunitário em permanente integração com a sociedade, visando à preservação da ordem pública promovendo a proteção e o auxílio ao cidadão, à comunidade e ao patrimônio.

A Polícia Militar do Maranhão está presente nos 217 municípios maranhenses, atualmente é comandada pelo Cel PM José Frederico Gomes Pereira, que conduz a Corporação no cumprimento das suas missões constitucionais. Tendo para tanto, três grandes Comandos de Policiamento de Área Metropolitana, um Comando de Segurança Comunitária, um Comando de Policiamento Especializado, localizados na capital, e no interior do Estado, oito Comandos de Policiamento de Área, distribuídos entre Batalhões, Companhias Independentes e Destacamentos Policiais, executando as mais diversas modalidades de policiamento (motorizado, montado, de mananciais, aéreo, a pé e de bicicleta). Possui, também, em seus quadros administrativos as Diretorias e Seções, que dão o suporte na logística e no assessoramento para a atividade fim e no processo decisório.

PROGRAMAÇÃO

A programação esportiva inicia no dia 19 de junho (domingo) com o 3º Passeio Ciclístico da Cidadania. A concentração será as 7h30 no Quartel do Comando Geral, no Calhau. As inscrições estão abertas no Quartel da PM, no período de 13 a 16 de junho, das 8h às 12h. Para participar basta doar 1kg de alimento não perecível.

No dia 10 julho (domingo) acontecerá a 1º Corrida da Cidadania com percurso de 5km e 10km. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.centraldacorrida.com.br no período de 25 de maio e 04 de julho. Com entrega de kits aos participantes.

Já a 3º Caminhada da Cidadania, acontecerá no dia 10 de julho, às 8h, com percurso de 3km. As inscrições estão abertas no Quartel da PM, no Calhau. Para participar basta doar 1kg de alimento não perecível.

Para mais informações acesse o site www.pm.ma.gov.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.