Saúde

Alimentos saudáveis são a opção para manter o peso

Consumo de produtos com fibras naturais, óleos especiais e outros, aliados à prática de atividade física são hábitos atuais para quem quer se manter em forma; costume é incentivado por especialistas em emagrecimento

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Frutas e verduras devem fazer parte da alimentação diariamente
Frutas e verduras devem fazer parte da alimentação diariamente (Alimentos saudáveis)

Fibras naturais, tipos especiais de cafeína, catalisadores que aceleram o metabolismo, óleos especiais e outros elementos que ajudam no controle do peso são marcantes nas dietas atuais para emagrecer. No Brasil, é cada vez maior a preocupação com a questão do sobrepeso e da obesidade.

“Os brasileiros estão mais inclinados para a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis, com menos calorias. Independentemente da classe social a que pertençam, buscam detalhes sobre os alimentos que estão consumindo, como a quantidade de calorias e os níveis de gordura”, diz Dr. Robert Rey, que, baseado em pesquisas, criou linha especial de produtos para emagrecimento.

Nas últimas décadas, o Brasil vem passando por mudanças econômicas, políticas, sociais e culturais que determinam a alteração nos padrões demográficos, epidemiológicos e nos hábitos alimentares da população. O mesmo país que na década de 1960 ainda sofria combatendo a desnutrição passou a enfrentar problemas decorrentes de hábitos alimentares.

A cafeína anidra é um exemplo de itens usados em processos de emagrecimento. Recentemente, Dr. Robert Rey encomendou estudos que resultaram em uma linha conhecida como Tak Gold, que ele assina para otimizar efeitos individuais. ‘”O emagrecimento é atingido com a substituição parcial de refeições. A redução na absorção de gorduras e colesterol é auxiliada em razão das potentes fibras de alta densidade”, explica.

A cafeína anidra é um estimulante em todos os níveis do Sistema Nervoso Central. Suas ações ocorrem primordialmente sobre os principais centros superiores do cérebro, decorrendo dessa atuação, um estado de alerta e de atividade mental aumentada. Pode ainda estimular os centros respiratórios, aumentando a amplitude do movimento respiratório, favorecer o desempenho dos músculos e aumentar a possibilidade de estender a vigência do esforço muscular.

“Estudos sugerem também que a cafeína hidra causa um aumento na disponibilidade de ácidos graxos livres para o músculo, resultando em aumento na taxa de oxidação de lipídios”, reforça Dr. Rey.

Óleo de cártamo é outro exemplo que faz a diferença nas dietas naturais. Composto por um ácido graxo linoléico e outro oléico, é um catalizador, ou seja, um acelerador do metabolismo. Na combinação com outros itens, como a planta altamente nutritiva chia, torna-se um ótimo suplemento natural. “Diversos estudos científicos comprovam que o cártamo pode ser um forte aliado na eliminação de gorduras acumuladas no organismo. A chia, por sua vez, é uma planta com fibras, cálcio, potássio e proteínas”, complementa Dr. Rey, que desenvolveu o Tak 1000, com cápsulas contendo a combinação de óleos extraídos dessas duas fontes naturais, potencializando seus respectivos benefícios.

Exercícios

Embora a dieta com shakes, como o de Dr. Rey seja bastante simples (basta substituir uma das principais refeições por um copo de shake), não se pode tomar apenas o produto durante vários dias, pois além de prejudicar a saúde, pode induzir ao efeito sanfona. A adoção de dietas com doses na medida certa auxiliadas com a prática de exercícios físicos são marcantes no resultado final.

“Apostei nesse tipo de dieta e me dei bem. Perdi os quilos que eu queria de uma maneira bastante natural e combinada com exercícios físicos regulares, que fortaleceram meus músculos e eliminaram as gorduras localizadas”, conta a psicóloga Amanda Oliveira.

A administradora Adriana Maciel, de 37 anos, revela que vem de uma maratona de produtos e remédios controlados para emagrecer, sendo que todos lhe causaram problemas de saúde. “Decidi parar com os remédios controlados, dar um tempo, e agora estou entrando em uma nova etapa com produtos naturais. Adquiri esse produto elaborado pelo Dr. Robert Rey e fiquei pasma com os resultados. São composições muito bem elaboradas”, afirma.

Segundo a educadora física Denise Araújo, a atividade física é uma poderosa aliada em todos os sentidos e em todos os casos contribui para o alcance dos resultados de maneira mais rápida. "Para qualquer objetivo, ainda que seja emagrecer, a atividade física é indispensável, pois com ela, qualquer resultado será otimizado de maneira saudável", frisa.

Mais

A mastigação também é importante para a perda de peso, pois ela ajuda o cérebro a perceber o que se está comendo. Assim, ele consegue enviar os avisos de saciedade no momento certo, o que evita o excesso nas refeições.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.