Violência no trânsito

Mortes no trânsito aumentaram 32% em cinco meses na Ilha

Dados constam das estatísticas da Secretaria de Segurança Pública; em pouco mais de 24 horas, duas mortes foram registradas nas ruas da capital

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Juan Gusmão, de 12 anos, estava na garupa de motocicleta que foi atingida por um ônibus e morreu no local
Juan Gusmão, de 12 anos, estava na garupa de motocicleta que foi atingida por um ônibus e morreu no local (Acidente)

Em pouco mais de 24 horas, dois graves acidentes com mortes ocorreram no trânsito de São Luís. Na segunda-feira, dia 13, o motorista da Polícia Civil Walber de Jesus Conceição Santos morreu após o capotamento da viatura que conduzia, na Avenida Daniel de La Touche. Já na terça-feira, o jovem Juan Gusmão Barbosa, de 12 anos, estava na garupa de uma motocicleta quando foi atingido por um ônibus, na Avenida Lourenço Vieira da Silva, e também morreu no local. Somente este ano, 36 mortes no trânsito foram registradas na Grande Ilha. Ao fazer-se uma comparação entre os cinco primeiros meses deste ano com o mesmo período do ano passado, percebe-se que houve um aumento de 32% na quantidade de mortes dessa natureza.

No período junino, por se tratar de uma época festiva, alguns motoristas costumam cometer excessos, consumindo bebidas alcoólicas e depois dirigindo seus veículos. Situações como essa aumentam a possibilidade de graves acidentes, que muitas vezes deixam feridos e mortos.

Dados
A imprudência está relacionada à maioria dos acidentes de trânsito registrados. De acordo com os dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), de janeiro até ontem 36 mortes foram registradas em São Luís, Paço do Lumiar e São José de Ribamar. De acordo com as estatísticas, o município de Raposa foi o único que não contabilizou mortes dessa natureza.

Neste ano, abril foi o mês com mais registro de casos, com nove mortes no trânsito. Em seguida, o mês de fevereiro, com oito mortes. Janeiro e março apresentam seis cada um. Maio e junho têm quatro e três mortes no trânsito, respectivamente.

Os dados da secretaria mostram que houve um aumento de 32% em relação à quantidade de acidentes de trânsito registrados na Ilha no mesmo período do ano passado. De janeiro a maio de 2015 foram contabilizados 25 casos e o ano fechou com o registro de 75 pessoas mortas no trânsito. Já nos cinco primeiros meses deste ano, foram registradas 33 ocorrências dessa natureza. Se essa tendência continuar até o fim do ano, 2016 pode se encerrar com o registro maior de mortes no trânsito, em comparação com o ano passado.

As últimas mortes registradas no trânsito em São Luís aconteceram na segunda e terça-feira. Na segunda, o motorista da Polícia Civil Walber de Jesus Conceição Santosestava conduzindo a viatura pela Avenida Daniel de La Touche, próximo ao Shopping da Ilha, quando, em um determinado momento, o carro foi atingido por outro, que teria furado o sinal vermelho. Walber Santos perdeu o controle da viatura e capotou logo em seguida. A polícia ainda está trabalhando para localizar o condutor do veículo que colidiu com o veículo policial.

Já na terça-feira, o jovem Juan Gusmão Barboza, de 12 anos, estava na garupa de uma motocicleta na Avenida Lourenço Vieira da Silva, quando um ônibus da linha Jardim Tropical atingiu ele e o primo, que estava pilotando a moto. Juan Gusmão morreu na hora e o motorista do ônibus, identificado como Regivaldo Ferreira de Sousa, de 38 anos, foi levado para a Delegacia de Acidentes de Trânsito (DAT) para prestar esclarecimentos.

Educação
Para Lourival da Cunha Souza, coordenador geral da Campanha SOS Vida pela Paz no Trânsito, da Maçonaria, a segurança no trânsito é sustentada por um tripé que envolve educação, fiscalização e infraestrutura. Destes três, ele citou a educação como primordial para a mudança no comportamento das pessoas no trânsito. “O fator humano, como a imprudência e a imperícia, são os responsáveis por grande parte dos acidentes de trânsito”, disse.

Ainda segundo ele, as mudanças esperadas acontecem a curto, médio e longo prazo. “Para a mudança no comportamento dos condutores, é necessário mais educação, que acontece a médio e longo prazo, e fiscalização com punição, que é em curto prazo”, destacou.

Ele afirmou também que, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), a Maçonaria está desenvolvendo projeto de capacitação de professores que vão trabalhar a educação para o trânsito nas disciplinas curriculares oferecidas nas salas de aulas das escolas de ensino médio.

O objetivo é conscientizar desde cedo os estudantes sobre a importância de seguir as normas de trânsito, para que no futuro eles se tornem condutores responsáveis. “Muito em breve, no futuro vamos ver o reflexo dessas ações nas ruas”, destacou Lourival da Cunha Souza.

NÚMEROS
36 mortes no trânsito registradas de janeiro até ontem em São Luís

6 em janeiro
8 em fevereiro
6 em março
9 em abril
4 em maio
3 em junho

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.