Removidos

Estrutura extra de bares em praia é demolida

Ação acontece no Olho d’Água e é realizada pela Blitz Urbana, a pedido do MP e SPU

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Estruturas que ficam na areia foram demolidas pela Blitz Urbana
Estruturas que ficam na areia foram demolidas pela Blitz Urbana (Blitz Urbana)

Bares instalados de forma irregular em áreas privativas da União estão na mira da Blitz Urbana, em São Luís. Ontem, quatro bares que ocupavam irregularmente a faixa de areia da Praia do Olho d’Água tiveram as estruturas retiradas pelo órgão, que está ordenando o espaço público.

A ação é a continuidade de outra operação realizada na área em abril, quando quatro bares foram demolidos a pedido do Ministério Público (MP) e da Superintendência do Patrimônio da União no Maranhão (SPU-MA).

Sem embargo
A operação, realizada ontem, foi diferente da do dia 20 de abril. Ontem, os bares Santa Rita, Dávila, Barraca do Atlântico e Bar dos Amigos tiveram estruturas construídas na faixa de areia removidas pela Blitz Urbana, mas não tiveram suas atividades embargadas, como aconteceu em abril. “É proibida a ocupação da faixa de areia. Então, nós estamos fazendo esse trabalho em diversas áreas para garantir o ordenamento do espaço público”, afirma o coordenador de fiscalização da Blitz Urbana, Alexandre Santos. A ocupação da faixa de areia é vedada, porque se trata de patrimônio público federal e bem de uso comum da população.

Foram removidos abrigos e tendas fixas construídos pelos proprietários dos bares para os clientes. Agora, eles só podem utilizar estruturas removíveis e apenas durante a permanência de clientes no local. Após isso, elas devem ser retiradas e guardadas no interior do estabelecimento para não ocupar a faixa da areia da praia. “A faixa de areia não pode ter sua área delimitada. por isso, todos os bares foram notificados e tiveram 24 horas para fazer a retirada. Como isso não ocorreu, viemos ao local para garantir que as estruturas irregulares fossem removidas”, afirma Alexandre Santos. Os bares que reconstruírem as estruturas físicas terão sua atividade embargada e serão removidos definitivamente pela Blitz Urbana.

Operação anterior
Em 20 de abril, durante outra operação, foram totalmente demolidos os bares Olho d’Água, Real, Zé do Forró e Caranguejo. Neste último, no dia 10 daquele mês, um homem foi morto a pauladas.

Segundo a polícia, o homicídio de Fernando Gomes de Lima, 23 anos, foi motivado por brigas de facções criminosas. Segundo o Ministério Público Estadual (MP), os estabelecimentos estavam na mira da Justiça desde 2009 por causa dos altos índices de criminalidade na área. À época, o MP informou que o objetivo da operação é restabelecer o bom ordenamento urbano da localidade, o que contribuirá para a redução da criminalidade.

SAIBA MAIS

Ainda em abril deste ano o primeiro bar a ser demolido foi o Canto dos Brameiros, que, segundo órgão, estava ocupando irregularmente a área, além de realizar eventos sem autorização de nenhum órgão competente. A operação segue recomendação do Ministério Público e da população, e prosseguirá com a retirada de outros bares.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.