Cibercriminosos

Maranhão foi alvo de quase 80 mil ataques cibernéticos em maio, revela levantamento

No Nordeste, a Bahia foi o estado mais afetados pelos cibercriminosos; dados foram revelados pelo Mapa de Ameaças Digitais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Ataques em dispositivos móveis
Ataques em dispositivos móveis

SÃO LUÍS - O usuário de dispositivos móveis no Maranhão foi alvo de 78.749 ataques cibernéticos em maio, segundo dados do Mapa de Ameaças Digitais, desenvolvido pela PSafe. No Nordeste, a Bahia foi o estado mais afetados pelos cibercriminosos, com 306.729 registros no mês.

Os dados foram coletados a partir das tentativas de ataques barradas pelo aplicativo PSafe TOTAL, assistente virtual de segurança e performance para smartphones com sistema operacional Android, que possui mais de 75 milhões de downloads e 21 milhões de usuários ativos.

No âmbito nacional, os estados da região Sudeste representam quase a metade das ameaças cibernéticas identificadas e bloqueadas pela PSafe, somando mais de 2,1 milhões. A região Nordeste aparece em segundo lugar, bem à frente do Sul, Centro-Oeste e Norte.

De acordo com o mapeamento, no mês de maio, foram bloqueados mais de 2,8 milhões de trojans, que são uma porta de entrada para uma série de outras ameaças mais sérias à segurança do usuário de dispositivos conectados, seguido de pouco mais de 869 mil propagandas maliciosas (adwares).

“O brasileiro é um apaixonado por smartphones e outros dispositivos móveis. Recentemente, o número de pessoas que usam a internet por meio desses devices ultrapassou a marca de 72 milhões. Esta paixão, é claro, faz com que hackers e crackers tenham identificado os dispositivos móveis como uma grande oportunidade para roubar dados e aplicar outros golpes e crimes. Para se ter uma ideia, todos os dias o PSafe Total bloqueia mais de 500 mil páginas infectadas e mais de 130 mil ameaças de malwares, números que mostram a importância de se criar no Brasil uma cultura de segurança virtual com a manutenção de dispositivos seguros”, afirma Marco DeMello, CEO da PSafe.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.