Tragédia anunciada

Sinal com defeito pode ter causado acidente que matou policial, nesta segunda-feira, em SL

Situação de precariedade das sinalizações do trânsito da cidade havia sido denunciada horas antes da tragédia

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Semáforo, em estado precário, está quase caindo na avenida Jerônimo de Albuquerque
Semáforo, em estado precário, está quase caindo na avenida Jerônimo de Albuquerque

SÃO LUÍS – O acidente que aconteceu na manhã desta segunda-feira e acabou com a morte de um policial pode ter sido uma tragédia anunciada. Testemunhas afirmam que o semáforo do retorno onde acorreu o capotamento da viatura não estava funcionando. E o problema foi relatado, em vários pontos de São Luís, incluindo grandes avenidas da cidade, pelo jornal Bom Dia Brasil logo nas primeiras horas do dia. Um dos policiais que estava no veículo afirmou que outro carro atravessou a via abruptamente e o motorista, que veio a falecer, tentou desviar e perdeu o controle. Há informações de que o condutor não usava cinto de segurança na hora do capotamento.

O policial Valber de Jesus Conceição Santos morreu e outros três investigadores da polícia civil ficaram feridos após uma viatura da polícia capotar na Avenida Daniel de La Touche, em frente a um dos shoppings mais movimentados da cidade. Eles transportavam seis menores infratores foragidos do Centro de Juventude Canaã e um outro detento maior de idade, que não ficaram feridos. E um dos policiais informou que o acidente foi causado por outro condutor, que teria avançado no cruzamento, pois os semáforos estavam apagados.

Semáforo, que caiu após acidente, está no chão desde o ano passado, no retorno da Forquilha
Semáforo, que caiu após acidente, está no chão desde o ano passado, no retorno da Forquilha

Em reportagem publicada, o Bom Dia Brasil mostrou vários pontos da cidade na mesma situação. Na avenida Daniel de La Touche, por exemplo, um semáforo foi atingido por um carro, desde o ano passado, e continua no chão, sem manutenção alguma. Outro ponto citado na reportagem fica no retorno em bairro da Forquilha, onde a caixa com as luzes está sendo sustentando por uma estrutura que está completamente danificada. Na avenida Jerônimo de Albuquerque um dos semáforos está prestes a cair, colocando até pessoas em risco.

Viatura capotou na avenida Daniel de La Touche
Viatura capotou na avenida Daniel de La Touche

E os problemas vão muito mais além. Existem relatos de motoristas sobre defeitos em semáforos em várias partes da cidade. No retorno do São Francisco, as luzes verdes não funcionam, o que tem deixado os condutores bastante confusos. Problema semelhante acontece no sinal de entrada para avenida Litorânea, no bairro Ponta do Farol. Em um retorno que fica próximo à escola Fundação Bradesco, na avenida do Africanos, nenhuma das luzes estão funcionando.

A equipe de O EstadoMA.com entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de São Luís para saber qual o motivo da falta de manutenção, mas, até agora, não obteve resposta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.