Ataques a coletivos em São Luís

Preso líder de facção que planejou ataques a ônibus em São Luís

De acordo com a Superintendência Estadual de Homicídios e Proteção a Pessoa, prisão ocorreu no fim da tarde de sábado, em Santa Inês

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Fábio José do Rosário preso em Santa Rita
Fábio José do Rosário preso em Santa Rita (Preso líder de facção que planejou ataques a ônibus)

A Polícia Civil, por meio da Superintendência Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) prendeu no fim da tarde de sábado, 11, na cidade de Santa Inês, Fábio José do Rosário Pinheiro, o Fabinho. Ele é acusado de ser um dos líderes do grupo criminoso responsável pelos sucessivos ataques a coletivos registrados na capital maranhense no mês passado.

Além deste crime, ainda de acordo com a polícia, Fabinho ou Fábio Pretinho, como também era conhecido, é foragido da Penitenciária de Pedrinhas. Ele também é acusado de ter matado a própria esposa, Elizabete Cristina dos Santos, de 34 anos, no dia 29 de fevereiro deste ano, no bairro Aurora, em São Luís. À época, o crime ganhou repercussão, pela forma fria que o assassino matou a mulher, já que o crime foi cometido na presença da filha dele, de apenas 3 anos.

A polícia informou também que, após este crime, Fabinho fugiu para o estado do Pará, onde permanecia desde então. Mesmo à distância, a polícia ainda confirmou que o criminoso planejava ataques em São Luís. A polícia confirmou ainda, que o homem foi preso quando passava pela cidade de Santa Inês com destino à capital maranhense, onde permaneceria por alguns dias até voltar para Belém.

Ainda hoje o criminoso deverá ser apresentado pela polícia. De acordo com o delegado titular da SHPP, Leonardo Diniz, a prisão é uma das mais importantes efetuadas após os ataques a coletivos. Ele não descarta de que outras pessoas ainda sejam presas, nos próximos dias, suspeitos de envolvimentos nestes crimes. “Tudo dependerá do nosso trabalho de investigação e dos depoimentos que colheremos deste homem preso, com uma ficha carregada respondendo por vários crimes”, disse.

Segundo o delegado, por enquanto, ainda não há informações sobre o motivo que levou Fabinho retornar a São Luís. “Por enquanto, ainda é prematuro afirmar quais as razões da vinda dele. A polícia está de parabéns pelo importante trabalho prestado à sociedade maranhense, com a prisão deste elemento altamente perigoso e envolvido em uma série de crimes que chamaram a atenção da cidade”, frisou o delegado.

Mais

Várias pessoas, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, já foram presas por envolvimento nos ataques. O secretário Jefferson Portela, já confirmou que os ataques a ônibus deste ano foram ordenados do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Os atentados ocorreram na segunda quinzena do mês passado e provocaram uma sensação de medo e pânico na população.

Algumas medidas mais drásticas foram tomadas após os incidentes, entre elas, a convocação dos homens da Força Nacional, com autorização do Ministério da Justiça, além do recolhimento em dias específicos dos veículos, que foram mais cedo para as garagens.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.