Símbolo

Passagem da Tocha Olímpica emociona maranhenses

Revezamento da Tocha Olímpica no Maranhão foi realizada ontem em São Luís com muita festa, hoje passa pela cidade de Barreirinhas e Lençóis Maranhenses e amanhã segue para Imperatriz

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Jaqueline Maria Gomes de Caldas deu início ao desfile da tocha
Jaqueline Maria Gomes de Caldas deu início ao desfile da tocha

Extremamente emocionada, com lágrimas e os olhos vermelhos de tanto chorar, de emoção, Jaqueline Maria Gomes Caldas, de apenas 13 anos, recebeu a Chama Olímpica, na manhã de ontem no palco montado em frente ao Palácio de La Ravardière, sede da Prefeitura de São Luís. A adolescente deu início a passagem do revezamento da Tocha das Olimpíadas Rio 2016 pelo Maranhão, que hoje segue pela cidade de Barreirinhas, e pelos Lençóis Maranhenses, e amanhã vai para Imperatriz.

O comboio trazendo a chama chegou de manhã ao local faltando 10 minutos para as 11 h, mas, desde cedo, milhares de pessoas já se reuniam na Praça Pedro II para esperar o símbolo dos Jogos Olímpicos. Eles eram animados por grupos de Bumba meu boi, Tambor de Crioula e Cacuriá. Dentro do espaço reservado para ocorrer o acendimento, que foi delimitado apenas à autoridades, convidados e imprensa, atores, vestidos com roupas do século XIX, passeavam: eram madames, senhores e até mesmo um pescador foi representado.

Para animar o público, o Boi de Axixá entrou no espaço e entoou toadas conhecidas dos maranhenses. Como um diferencial, o boi deixou de lado seu tradicional couro colorido e enfeitado e se revestiu com o símbolo Rio 2016. Depois do Boi, o Grupo Lamparina subiu ao palco e ao som de muito baião e forró animou o público até a chegada da chama. “Tudo muito lindo e brilhante. Maravilhoso”, exclamou Giane Azevedo, turista que visita o Maranhão, vinda de Belém.

O fogo chegou em um comboio, composto por homens da Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal, Policia Militar e agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes. Ele foi levado até o palco montado e aceso na tocha carregada por Jaqueline com a ajuda de alunos de escolas públicas de São Luís. Rodeada, a menina desceu do palco empunhando o símbolo e correu até em frente à Igreja da Sé, onde passou para o condutor seguinte.

Da igreja, a tocha seguiu seu rumo até o Anjo da Guarda, onde houve uma outra parada para apresentações artísticas, na Praça da Ressureição. Do Anjo da Guarda, o comboio partiu para A Universidade Federal do Maranhão, onde foi realizada uma parada técnica, para almoço. O revezamento prosseguiu no Cohatrac, onde mais gente aguardava o símbolo ansiosamente. “Tem que esperar né? Não é sempre que isso acontece”, explica Silvia Pinheiro.

No Cohatrac, a jogadora da Seleção Brasileira de Handebol, a maranhense Ana Paula Melo conduziu a chama olímpica.

Críticas

A concentração para a espera da Chama Olímpica, na Praça Pedro II, não era só festa. Um grupo de professores, da rede municipal de ensino, também se reuniram no local para protestar. Eles chegaram bem cedo e tomaram conta de um dos lados da cerca de contenção feita em volta do palco montado onde seria celebrada a festa.

O tempo todo, e sem se importar com o barulho do som alto vindo das caixas de som, eles entoavam gritos de guerra e carregavam cartazes criticando o governo do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, que estava na cerimônia. Outros, também protestaram contra o presidente interino Michel Temer.

Casamento

Romeu Matos e Samya Silva protagonizaram um o momento mais romântico da passagem da tocha, até agora, em todo o Brasil. Os dois são condutores, e em pleno dia dos namorados ele decidiu pedi-la em casamento no momento da passagem da chama, de um para o outro. Os dois já estão juntos há cinco anos e juntos têm uma filha, Ana Cecília, de 4 anos. A criança foi diagnosticada com câncer, mas já foi submetida a uma cirurgia e encontra-se curada. Ontem, com a tocha na mão, Samya Silva não aguentou a emoção e quando recebeu o pedido. No fim, dos dois levaram a chama pelo resto do percurso de mãos dadas.

A jogadora da Seleção Brasileira de Handebol, Ana Paula Mendes
A jogadora da Seleção Brasileira de Handebol, Ana Paula Mendes

Futuro

Na Cohab, Davi Hermes, de 13 anos passou a chama para Jorge Gabriel, de 15 anos. Os dois representam o futuro do esporte maranhense. Davi, é nadador, e campeão dos jogos escolares paraolímpicos, enquanto que Gabriel integra o time maranhense prata no brasileiro de Handebol, no último campeonato, em 2015. “Eu amo a tocha, é a minha tocha. Estou muito feliz e eu a levo pela minha família”, afirmou Davi.

Já Gabriel, que é morador da Liberdade, conta que há três anos está praticando o esporte e que isso foi fundamental em sua vida. “O esporte resgata jovens da rua. É fundamental contra a criminalidade”, ressaltou.

Da Cohab, a Tocha seguiu rumo à praça Gabriela Torselli, no Habitacional Turu, onde houve mais festa. De lá, partiu rumo à Avenida Litorânea, passando pelo Espigão Costeiro. Na Avenida Litorânea, a jogadora maranhense Iziane Castro, capitã da Seleção Brasileira de Basquete conduziu a tocha olímpica.

Iziane Castro, jogadora de Basquete conduziu a tocha
Iziane Castro, jogadora de Basquete conduziu a tocha

MAIS TOUR

Barreirinhas

Hoje, a Chama Olímpica chega na cidade de Barreirinhas. Está prevista para chegar na cidade às 10h30 e às 11h segue até a entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhense, onde vai visitar a Lagoa Azul, uma das maiores da região.

De lá, segue de barco pelo Rio Preguiças, até o povoado de Vassouras, onde fará um percurso de quadriciclo. Na continuação, segue de barco até o Farol de Mandacaru, e depois de helicóptero até o povoado de Atins, onde será levada em um kitesurf. O retorno para Barreirinhas será de helicóptero. Na cidade, ela ainda vai percorrer a orla onde será realizada a celebração.

Imperatriz

Amanhã a Chama Olímpica vai direto para a ponte Dom Affonso Felippe Gregory sob o Rio Tocantins, cartão-postal da cidade de Imperatriz, que liga os estados do Maranhão e Tocantins, e descerá de rapel. No Rio, ela fará o percurso de barco até o porto da Balsa. De lá a comitiva se desloca até o SEST/SENAT, para o almoço, e até o povoado Coquelândia, situado na margem da MA-386, a “Estrada do Arroz”, onde farão um percurso de 2km de bicicleta

Às 15h o fogo olímpico chegará ao Mix Mateus Bacurí, onde estará disponível para fotos e exibição, de lá percorre a BR-010 até a distribuição da Coca-cola, retornando pela Belém-Brasília, passando pela Avenida Bernardo Sayão, rua Simplício Moreira, 13 de Maio, XV de Novembro, Avenida Getúlio Vargas, rua Luís Domingues, Amazonas, Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, Avenida Dorgival Pinheiro, rua Coriolano Milhomem, rua Rui Barbosa e descendo para a Beira-Rio.

A celebração do Fogo Olímpico começa às 16h, na Beira-Rio, com a apresentação da banda do 50º Batalhão de Infantaria e Selva (50º BIS).

Eu amo a tocha, é a minha tocha. Estou muito feliz e eu a levo pela minha famíliaDavi Hermes, de 13 anos, nadador e campeão dos jogos escolares paraolímpicos
Uma emoção enorme assim, achei muito legal as pessoas estarem vibrando. A gente já sente um pouco dessa vibração de como vai ser nos jogos. Acho que é muito bom sentir a energia do povo dando um incentivo pra genteAna Paula Melo, campeã do mundo de handebol
Eu comecei no esporte aos 12 ano, de lá pra cá são 48 anos e pra mim essa é a emoção maior da minha vida. Pra mim é a coroação de uma vida toda. Eu posso morrer tranquilo hoje, sem problema nenhum.Raimundo Mesquita, ex-atleta e atual diretor técnico dos Jogos Escolares Maranhenses
Estou muito feliz, porque esse vai ser meu contato com a chama. Vou ter esse minutos com a tocha, aqui no meu estado e poder levar isso pros meus seguidores, minha emoção, meu dia a dia, isso me deixa muito felizThaynara Gomes, webcelebridade

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.