Encontro

Prefeitos do Maranhão se reúnem com o ministro Sarney Filho

Em Brasília, eles destacam importância de Sarney Filho à frente do Meio Ambiente. O ministro afirmou que trabalhará pela sustentabilidade no estado.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
(Sarney Filho)

Prefeitos de Presidente Vargas, Montes Altos, Morros, Brejo, Colinas, Governador Edson Lobão e Água Doce do Maranhão estiveram nessa quinta-feira (9/6) para uma visita de cortesia e boas-vindas ao ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho. Os prefeitos destacaram o competente trabalho que Sarney Filho realizou à frente da mesma pasta no governo Fernando Henrique e falaram das suas expectativas para o momento.

Sarney Filho agradeceu a visita de boas-vindas e discutiu as necessidades municipais. Ele garantiu que trabalhará por mais recursos para os municípios e para melhorar a qualidade de vida dos maranhenses. Também informou que já pediu um estudo sobre os fundos Clima, Amazônia e do Meio Ambiente para saber sobre a possibilidade da utilização dos recursos em projetos de sustentabilidade, em áreas de proteção ambiental, saneamento básico e resíduos sólidos.

A prefeita da cidade de Morros, Francisca Silvana, afirmou que confia na atuação do ministro Sarney, e destacou a experiência e a competência do trabalho já realizado. “E hoje estamos aqui reunidos, toda a nossa equipe para parabenizar neste momento de grande importância”, enfatizou. A prefeita lembrou a importância hídrica do município e sugeriu uma parceria com o governo federal. “Morros é uma cidade hídrica, com muitos rios, o rio Muni e o rio Uma, o que pode viabilizar uma grande parceria”, observou.

Reconhecimento - Para o prefeito de Água Doce do Maranhão, Rocha Filho, o ministro tem uma experiência incontestável. “Ele já teve um vasto trabalho à frente do ministério e é muito oportuna a presença dele novamente no Meio Ambiente. Acredito que com essa experiência ele vai contribuir muito para todo o Brasil e para o Maranhão de forma especial”, sustentou. “O Maranhão é um dos estados de menor IDH e requer uma atenção especial", completou Rocha Filho. IDH é um indicador concebido pela ONU (Organização das Nações Unidas) para avaliar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico de uma população.

O prefeito Valdivino Rocha, de Montes Altos, disse que o ministro Sarney Filho já provou que é um excelente deputado e que pode fazer um grande trabalho no Ministério do Meio Ambiente. “Ele é um dos deputados mais atuantes na Câmara. Tem ajudado muito o nosso estado, o Maranhão. Quando foi ministro fez um excelente trabalho. Agora, temos certeza que a expectativa para o Maranhão é muito maior".

Para o prefeito de Brejo, Dr. Omar de Caldas Filho, que participou da reunião, o ministro Sarney Filho terá a sensibilidade para olhar para os municípios mais pobres e com problemas ambientais. “Ele já foi ministro uma vez e o retorno dele aqui demonstra que o trabalho anterior foi reconhecido. Agora retorna a este ministério com mais experiência”, destacou. “O Maranhão é um estado cheio de problemas, principalmente no meu município, Brejo. Com certeza ele deve olhar um pouco para nós que moramos numa região muito pobre e que carece muito de um trabalho para a população”, disse o prefeito.

Para a prefeita Aninha, de Presidente Vargas, é uma alegria e um orgulho ter um maranhense competente à frente de uma pasta importante para o Brasil, para o Maranhão e para o Mundo. “O ministro Sarney Filho é muito competente e engajado no trabalho que faz”, afirmou.”

Manancial hídrico - Já o prefeito Evandro Viana, do município de Governador Edson Lobão, disse ter orgulho de ser representado por um político competente. “Para nós do Maranhão é um orgulho tê-lo como ministro, representando o país inteiro no Meio Ambiente. E com certeza assume a pasta pelo trabalho prestado anteriormente como ministro”, avaliou Viana.

O prefeito Antonio Carlos, de Colinas, ressaltou a importância de se ter um ministro preparado, conhecedor dos problemas ambientais. “Nós temos que convir que o Maranhão é um estado que já é Amazônia e tem um manancial hídrico importantíssimo, muitos rios. Temos ainda florestas intocáveis e que precisa de uma pessoa com a visão dele, não apenas do maranhense, mas sim de uma visão de que o Zequinha tem do meio ambiente para poder realmente se envolver com os nossos problemas.”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.