Bumba meu boi

Reverência a um cantador

Em homenagem aos 25 anos de carreira, o cantador Chagas, que agora canta no Boi Unidos de Ribamar, lança o DVD “25 Anos de Cantoria”, neste sábado, às 18h, no Shopping da Ilha, DVD

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
O cantador Chagas celebra sua trajetória como cantador
O cantador Chagas celebra sua trajetória como cantador (Chagas cantador)

Um dos mais importantes cantadores de bumba meu boi do Maranhão, Chagas lança neste sábado, às 18h, no Shopping da Ilha (Maranhão Novo), o DVD em homenagem aos seus 25 anos de carreira. Atualmente, ela está no Boi Unidos de Ribamar, mas já passou por outros, sendo o mais recente o Boi da Maioba.

O trabalho conta com a participação de César Nascimento e Rita Benneditto. No evento de lançamento estão previstas apresentações de novos talentos do bumba meu boi, garimpados nas oficinas de toadas, dança, percussão e composição.

Durante o evento, Chagas cantará toadas que marcaram sua trajetória no São João. “É muito gratificante completar 25 anos de trabalho, pois é um momento muito especial e o projeto veio na hora certa, representando um marco na história. No projeto, descobri cinco garotos ótimos em toadas”, disse Chagas, referindo-se a crianças e adolescentes maranhenses, cujos talentos foram garimpados durante oficinas de canto, dança, percussão e composição, realizadas em São Luís, Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e Icatu.

Amo- O material do DVD conta ainda com as vozes dos cantores Rita Benneditto e César Nascimento. Mas tudo gira em torno do homenageado, que nasceu no povoado de Mamuna, no município de Icatu, passando por várias etapas até se tornar o cantador Chagas. Com nome de batismo Francisco de Sousa Corrêa, ele tornou-se o principal amo do Boi da Maioba após a saída de João Chiador, em 1993. Ainda com 19 anos, chegou ao grupo para ser auxiliar de Chiador e hoje é reverenciado e homenageado.

O projeto em lançamento tem diferentes objetivos simultâneos, nos aspectos artístico, social e cultural, na forma do honroso tributo ao cantador, que fez história por um quarto de século no batalhão pesado da Maioba e agora empresta seu talento ao Boi Unidos de São José de Ribamar.

Em março deste no, o amo foi afastado pela diretoria do Boi da Maioba por suspeita de pedofilia. Segundo ele, tudo já foi esclarecido e classifica o fato como “uma tentativa de prejudicar a sua carreira”. “Esta semana saíram os resultados dos laudos e ficou comprovado que nada existiu, apenas a tentativa de denegrir a minha imagem”, comentou.

Serviço

O quê

Lançamento DVD em homenagem a Chagas da Maioba

Quando

Neste sábado, às 18h

Onde

Shopping da Ilha (Maranhão Novo)

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.