Normalidade

Catracas eletrônicas voltam a funcionar em ônibus semiurbanos

Dataprom, que opera o Sistema de Bilhetagem Eletrônica em São Luís, informou que reativou o serviço para evitar mais transtornos para a população; mas o Sindicato das Empresas de Transporte ainda tem uma dívida com a empresa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Bilhetagem eletrônica ficou um dia sem funcionar em ônibus semiurbanos e passageiros foram beneficiados
Bilhetagem eletrônica ficou um dia sem funcionar em ônibus semiurbanos e passageiros foram beneficiados (Bilhetagem)

Mesmo sem receber o pagamento por seus serviços, a empresa curitibana Dataprom, responsável pela gestão do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) do transporte coletivo que opera na Região Metropolitana de São Luís, reativou na sexta-feira, dia 10, o sistema nos ônibus que fazem linha semiurbana. Na quinta-feira, dia 9, a empresa informou que, por falta de pagamento, suspendeu o serviço e, dessa forma, as catracas eletrônicas dos ônibus semiurbanos pararam de funcionar e os passageiros foram transportadas gratuitamente.

A empresa afirmou que decidiu normalizar o sistema para evitar mais transtornos para os usuários de transporte coletivo. Enquanto alguns passageiros estavam sendo transportados de graça, outros ficaram sem a opção de ônibus, pois algumas empresas suspenderam a circulação de linhas semiurbanas, uma vez que elas não estavam recebendo a renda vinda das tarifas.

Até a tarde de sexta-feira, a Dataprom ainda não havia recebido o pagamento. A empresa disse que até o fim do dia seria realizada uma reunião para discutir a melhor forma de solucionar o problema sem que o sistema fosse novamente interrompido. A empresa não informou quanto o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) deve a ela.

Suspensão
De acordo com a empresa curitibana, o que ocorreu foi a suspensão da manutenção prestada pela empresa, uma vez que o SET, o Sindicato Metropolitano das Empresas de Transporte do Maranhão (Simetrans) e a Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB) não possuem contrato formal com a Dataprom.

Afirmou também que o SET (o antigo contratante) está inadimplente financeiramente desde janeiro de 2015. Logo, de acordo com a Dataprom, foi a ausência de manutenção do sistema que causou as dificuldades técnicas.

Além disso, a empresa curitibana informou que o SET negligenciou avisos encaminhados pela Dataprom e não mostrou interesse em resolver suas pendências, pois desde janeiro deste ano a empresa vem requerendo providências junto ao sindicato para evitar a suspensão dos serviços, além de ter cientificado previamente também as 16 empresas do transporte público semiurbano.

Reestabelecimento
Por meio de nota encaminhada na tarde de ontem a O Estado, a MOB informou que, durante o período em que o Sistema de Bilhetagem Automática esteve descoberto da contratação formal do fornecedor, intermediou a negociação entre Dataprom, o Simetrans e o SET. Porém, as negociações não foram conclusivas em razão de não atenderem às expectativas dos sindicatos.

Dessa forma, o Simetrans estabeleceu contato com outros fornecedores, cujo resultado foi a assinatura do contrato de adesão entre SET e o Simetrans com outra empresa de bilhetagem automática, a Prodata, o qual se encontra em fase de implantação. A MOB informou ainda que não medirá esforços para que qualquer pendência que haja entre a Dataprom e os sindicatos seja resolvida.

SAIBA MAIS

Por causa do problema, na quinta-feira os usuários de transporte coletivo de São Luís não pagaram as passagens de alguns ônibus que operavam em linhas semiurbanas. Os passageiros estavam embarcando e desembarcando apenas pelas portas traseiras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.