São João

Arraial solidário no Cantinho do Céu

Festa ocorre neste sábado, no Espaço Celebrativo da Casa Sagrado Coração de Jesus, com missa às 18h e depois apresentações dos bois Barrica, Nina Rodrigues e Brilho da Ilha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Arraial solidário será realizado neste sábado
Arraial solidário será realizado neste sábado (Arraial Cantinho do Céu)

Um arraial com sotaque de celebração. Assim será o terreiro junino montado no Espaço Celebrativo da Casa Sagrado Coração de Jesus – Gruta Nossa Senhora de Lourdes (Cantinho do Céu) neste sábado. As atividades começam a partir das 18h com a celebração da missa. A seguir, se apresentarão o Boi Barrica, Boi de Nina Rodrigues e Brilho da Ilha.

De acordo com o padre Cláudio Sousa Fernandes, o arraial é uma forma de retornar às tradições, quando as famílias, por ocasião do agradecimento a uma graça alcançada, chamavam os bois para brincar em seus terreiros. “O nosso foco é resgatar o folclore ligado ao aspecto religioso, que era algo muito comum antigamente, quando se faziam promessa para São João e em agradecimento chamavam-se os grupos para se apresentarem”, diz o religioso.

O arraial da Casa Sagrado Coração de Jesus já ocorre há 10 anos e a renda angariada com a venda de comidas e bebidas (exceto as alcóolicas, que não são disponibilizadas no arraial) será revertida em prol da conservação do Espaço Celebrativo, onde são realizadas, às quartas-feiras missas que costumam atrair cerca de 1.500 pessoas semanalmente.

É este mesmo público que o padre espera receber na festa. “Recebemos sempre muitas famílias aqui durante o arraial, muitos idosos, cadeirantes dizem que este é o único arraial que frequentam durante o período de São João justamente por trazermos esta proposta, de um espaço seguro e agradável”, diz o padre Cláudio.

Quem for ao evento poderá se deliciar com as comidas típicas do período junino. Bolos de tapioca, mingau de milho, arroz de cuxá, tortas de camarão e caranguejo e outras guloseimas da época estarão à venda nas barracas. Segundo o padre, são várias equipes de voluntários envolvidos na organização do arraial. “Contamos com o apoio de cerca de 100 pessoas que dedicam a organizar a festa”, ressalta o religioso.

Serviço

O quê

Arraial Casa Sagrado Coração de Jesus

Quando

Neste sábado, 11, às 18h

Onde

Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, Rua Penha Castro, 11 - Cantinho do Céu – Cohama (atrás do Supermercado Mateus)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.