Descaso

Área urbanizada da APA do Itapiracó segue sendo depredada

Espaço da Área de Proteção Ambiental (APA) é utilizado por muitos moradores das comunidades do entorno para prática de atividades físicas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Alambrado da área do estacionamento da APA está danificado; uma das muitas luminárias quebradas ao longo do percurso de caminhada
Alambrado da área do estacionamento da APA está danificado; uma das muitas luminárias quebradas ao longo do percurso de caminhada (Alambrado)

Área de Proteção Ambiental (APA) do Itapiracó vem sendo alvo de vândalos e ladrões. Hoje, sem manutenção, o espaço segue com lâmpadas e fiações roubadas, luminárias decorativas com as telas de proteção quebradas e os alambrados do estacionamento destruídos.

O parque de proteção ambiental, que foi criado pelo Decreto Estadual nº 15.618 de 23 de junho de 1997, possui um total de 322 hectares coberto, ainda, por vegetação remanescente da Floresta Ama­zônica, classificada em mata de terra firme e mata periodicamente representada por angelim, andiroba, pequi e bacuri, entre outras.

A primeira etapa de urbanização da APA, que incluiu investimentos em infraestrutura, como drenagem, calçadão e iluminação, foi entregue pela ex-governadora do estado, Roseana Sarney. Desde então, as estruturas sofrem ataques de vândalos e ladrões.

Denúncias
A situação das luminárias vem sendo denunciada por O Estado há vários meses e atualmente a situação é pior, pois a quantidade de luminárias depredadas é maior e o sistema de iluminação delas foi desativado, diante de tantos furtos. Agora, a iluminação é feita por meio de postes de energia elétrica, que são mais altos.

É notório também o péssimo estado de conservação dos alambrados que delimitam o estacionamento da APA. As telas estão amassadas, como se tivessem sido atingidas por um veículo. Apesar de as telas não limitarem o acesso de qualquer pessoa, o aspecto visual atual chama a atenção para a falta de conservação da estrutura.

Segurança
De acordo com moradores do entorno da APA que utilizam o espaço como atalho para chegar em casa, bandidos se aproveitam da pouca segurança no espaço para praticar atos criminosos. Nos horários de maior movimento de frequentadores, no início da manhã e fim de tarde, o policiamento é reforçado no local. Mas em outros horários, o espaço fica praticamente deserto.

Em setembro do ano passado, uma mulher foi vítima de estupro no local. De acordo com o Boletim de Ocorrência do caso, a vítima relatou que caminhava na área urbanizada do parque quan­do foi abordada por um homem, não identificado, que a arrastou para o matagal e a obrigou a manter relações sexuais com ele.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) informou, em nota, que já fez licitação para contratação de empresa para recuperar a APA do Itapiracó. As obras es­tão em andamento e serão entregues à comunidade com a maior brevidade possível. Informou ainda que no local existem seguranças privados armados, e que a segurança do local também é feita pelo Batalhão da Polícia Ambiental que tem posto na APA Itapiracó e faz a segurança 24h por dia, como forma de evitar a ação de vândalos e promover a segurança da comunidade que frequenta a APA.

SAIBA MAIS

Além dos problemas com as luminárias e os alambrados do estacionamento, a placa de inauguração da urbanização do espaço também não está no local. Ela foi descerrada na inauguração da
primeira etapa das obras de urbanização.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.